Ultima atualização em 27 de Junho de 2019 às 09:36

Arraial da Ufopa 2019 terá danças, comidas típicas e músicas que valorizam a cultura regional

Promovido pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) da Ufopa, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Arraial da Ufopa se fortalece junto à comunidade acadêmica como importante atividade cultural. O evento será no dia 05 de julho, a partir das 18h, no Espaço Signus, localizado na Av. Borges Leal n° 2404, com sorteio de brindes, bingo e apresentações culturais.

A programação cultural contará com a presença de 12 danças que foram organizadas por alunos e servidores das unidades acadêmicas da Ufopa e incluirá quadrilhas juninas, carimbó, mistura de ritmos e danças típicas estilizadas. O evento terá ainda música ao vivo conduzida por “Aquino’s e seus teclados” e o grupo “El Puxirum”. As quadrilhas humorísticas “Peruas na Roça com o tema Pedofilia não é brincadeira” e a “Quadrilha da Noite do IFPA” confirmaram presença no evento.

Já as comidas típicas e bebidas serão por conta das comissões de formatura e grupos que participarão de eventos acadêmicos. Os alunos foram selecionados por edital e estarão distribuídos em 10 barracas juninas situadas tanto no salão próximo as apresentações quanto na área de circulação externa. O cardápio trará preços acessíveis e variedades de doces, mingaus e comidas típicas.

Participam do concurso do Casal Caipira 2019 as duplas Zuila Silva de Sousa e Antônio Felipe Nogueira, representando o Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, e Kássia Lene Marinho e Railon de Sousa Marinho, representando o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). Os casais devem conseguir curtidas em suas fotos divulgadas no facebook; além de contribuir com a comunidade por meio de doadores de sangue no Hemopa e arrecadação de alimentos para instituições filantrópicas. Serão somadas a estas tarefas as pontuações obtidas no desfile do casal no dia 05 de julho.

Os ingressos para participar do evento já podem ser adquiridos antecipadamente ao valor de R$2,00 (no dia do evento será R$ 3,00) e as mesas (para 4 pessoas) custam R$ 30,00 antecipadamente (R$ 50,00 no dia do evento). A aquisição pode ser feita na Unidade Amazônia nas salas do DCE (N° 501) e da Diretoria de Cultura da Procce (N° 532 e 528) e também na Unidade Tapajós na sala da Coordenação do Ibef com professor Elvisley.

Quadrilhas já confirmadas:

Quadrilha Junina Encanto das Águas;

Quadrilha Explode Coração;

Quadrilha ChuvISCO;

Quadrilha Treta na Roça;

Quadrilha Lissossomos; e

Quadrilha Casamento na Rocha.

Danças já confirmadas:

Apresentação Aquino’s e seus teclados;

Apresentação do Carimbobúrdia;

Apresentação do Xaxado do Núcleo de Acessibilidade;

Apresentação do El Puxirum;

Apresentação da Dança Axé Surara;

Apresentação do Manifesto de Carimbó;

Apresentação do Lundu Marajoara; e

Apresentação da Sedução do Boto.

Locais de vendas:

Sala 501 do DCE - Unidade Amazônia da Ufopa

Sala 532 e 528 da Diretoria de Cultura/Procce – Unidade Amazônia da Ufopa

Coordenação do Ibef – Unidade Tapajós com professor Elvisley.

Mais informações pelo e-mail cultura@ufopa.edu.br , pelo telefone: (93) 2101-6528 ou na sala da Procce n° 528, da unidade Amazônia da Ufopa.

Procce/Ufopa

26/6/2019