Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 17 de Fevereiro de 2022 às 10:49

Cine Mais Cultura promove debate sobre documentário “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil” (2016)


/media/file/site/procce/imagens/2022/f6476da737c7bfd2ebbb307c4ed2e834.png

A Ufopa por meio do projeto Cine Mais Cultura da DCC/Procce promove no dia 23 de fevereiro de 2022 às 15h o debate sobre o documentário “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil” (2016). Foram convidados(as) para o debate o Mestrando em História Joanderson Mesquita e Prof. Dr. Túlio Chaves Novaes. A mediação será feita pelo Coordenador de Cultura João Ricardo.

 

Para ter acesso ao filme é necessário fazer inscrição pelo formulário: https://forms.gle/rSnoCrhDavF2E1N48 entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2022. O link do filme será enviado a partir da inscrição. Haverá certificado de participação.

 

A live/debate será poderá ser acompanhada pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=mJEXOs3mPmY

 

 

Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4wmraawmw38

 

Ficha

Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil (2016)

Classificação etária: 10 anos

Descritores de conteúdo: Violência

Dirigido por Belisario Franca

Produção: Giros

Coprodução: Globo Filmes e Globo News, Canal Brasil

Patrocínio: BNDES

Apoio Oficial—

Categoria: Documentário

Tema: Direitos Humanos Educação Questões raciais

ODSs: ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 10 – Redução de Desigualdades, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico