Ultima atualização em 7 de Outubro de 2019 às 15:20

Cônsul do Japão Keiji Hamada visita Santarém e participa da III Semana do Japão 2019

A Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) da Procce representada pela professora da Ufopa, Estefany Couto, recebeu nesta sexta-feira, dia 04/10, o Cônsul do Japão em Belém Sr. Keiji Hamada acompanhado de Rosa Kamada, pela primeira vez em visita à Santarém. O Consulado do Japão em Belém está apoiando a III Semana do Japão, evento cultural realizado pela Ufopa em parceria com a Associação Cultural Nipo Brasileira do Tapajós.

/media/file/site/procce/imagens/2019/8f545c11b024d0f7e60d201c50a4bbf5.jpeg
Rosa Kamada, Estefany Couto, Cônsul do Japão Keiji Hamada,
Prefeito Nélio Aguiar, Primeira dama Celsa Brito
e Luís Alberto Figueira, secretário de cultura em Santarém

O início da visita na cidade ocorreu no Centro Cultural João Fona, ocasião em que os representantes do Consulado do Japão em Belém e a Ufopa foram recebidos pelo Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e a primeira dama, Celsa Brito, acompanhado pelo Secretário Municipal de Cultura Luís Alberto Figueira (Pixica). O destaque do encontro foi a celebração dos 90 anos da imigração japonesa no Brasil, tema principal das ações culturais realizadas em 2020. A Semana do Japão está em sua terceira edição e congrega pessoas de várias gerações para celebrar a cultura, a culinária, as danças e artes japonesas.

/media/file/site/procce/imagens/2019/f221ffeddf0ae61c0d1ce2343b82ca15.jpg
Palestra Bolsas de Estudos no Japão realizada no campus Rondon da Ufopa

No final da tarde, alunos de diversos cursos de graduação da Ufopa estiveram reunidos no campus Rondon em Santarém para participar da palestra "Bolsas de Estudos no Japão" conduzida pelo Consulado do Japão em Belém. A história do Japão, suas características e a educação daquele país foram temas centrais da apresentação. As bolsas de estudo financiadas pelo Governo do Japão aos brasileiros são uma oportunidade de conhecer uma nova cultura e compartilhar conhecimentos entre as universidades.

/media/file/site/procce/imagens/2019/d3ed29c060b8b03e9f4fe936be82a52c.jpg
Professor Marcos Prado, Professora Estefany Couto e o Cônsul do Japão Keiji Hamada

Neste sábado, dia 05/10, a III Semana do Japão encerra com uma "Noite Cultural", a partir das 19h, na Praça São Sebastião em Santarém. O evento é aberto ao público e reunirá culinária típica japonesa, apresentações de danças, escola de karatê, Bon-dori e concurso de Cosplay. A III Semana do Japão é fruto da parceria entre a Ufopa e a Associação Cultural Nipo Brasileira do Tapajós.

Mais informações sobre Bolsas de Estudos no Japão acesse o site do Consulado do Japão em Belém.

Acompanhe fotos das oficinas, palestra e noite cultural da III Semana do Japão na página do facebook @CulturaUFOPA

Procce/Ufopa

05/10/2019