Ultima atualização em 27 de Março de 2018 às 14:07
O projeto Luzes do Tapajós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), recebe os especialistas em eneagrama e constelação familiar Miguel Romero e Maria Teresa Marhuenda, para palestras e oficinas de assistência, de 29 de março a 1º de abril no espaço multicultural Cabana do Tapajós, na Vila de Alter do Chão.
O eneagrama é uma técnica psicológica para o desenvolvimento harmônico do ser humano. Do grego “eneea” (nove) e “gramos” (pontos), este sistema estuda os nove erros básicos do eu inferior, reações e atitudes repetitivas que levam a situações de atrito, sofrimento e desvios de metas pessoais, vindo a trabalhar as formas de superá-los. A constelação familiar é uma técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família. Ambas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde e ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Oficinas - Serão trabalhadas práticas integrativas e complementares voltadas para tratamentos terapêuticos alternativos e prevenção de doenças que causam problemas psicossociais, como o estresse, com técnicas de movimentos corporais e exercícios terapêuticos que podem ser incorporadas em ambientes de trabalho e familiar, ajudando no desenvolvimento do caráter humano. O formato da oficina segue o procedimento do médico psiquiatra Dr. Claudio Naranjo, em que se examinam características emocionais e cognitivas de cada participante.
As oficinas serão nos horários abaixo, mas podem estender-se conforme a necessidade e a disponibilidade de cada participante.
É recomendado ao participante que use roupas confortáveis e leve caderno e caneta.
Para participar, os interessados devem enviar o nome completo para o e-mail patyvivianevieira@hotmail.com, além de efetuar o pagamento da inscrição no valor de R$ 250,00 (parcelado em até 2x) no local da oficina. Será expedido um certificado de assistência a cada um dos assistentes. São ofertadas 20 vagas.
Palestras - Para saber mais sobre eneagrama, regressão, constelação familiar e outras técnicas aconselháveis, os interessados podem participar das palestras com os terapeutas nos dias 29 e 30 de março, às 19h30. A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia.
Procce/Ufopa
26/3/2018