Ultima atualização em 3 de Janeiro de 2019 às 11:52
O ano de 2018 encerrou com uma série de atividades de conscientização ambiental em Santarém. Estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) buscaram diferentes abordagens para sensibilizar adultos, jovens e crianças em uma programação que durou todo o mês de dezembro.
A programação envolveu alunos dos Institutos de Ciências da Educação (Iced), de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e Biodiversidade e Florestas (Ibef) e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), na disciplina “Educação Ambiental”, ministrada pela professora Maria Mirtes Cortinhas dos Santos no curso de Geografia.
Foram desenvolvidos seis projetos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Correa, na Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Bárbara, na orla de Santarém e nas dependências da Universidade.
Para as crianças, os estudantes buscaram trabalhar a ludicidade com vídeos, gincanas, plantio de mudas ornamentais e confecção de uma árvore de natal com garrafas pet. Na Universidade, o diálogo sobre técnicas de reaproveitamento de resíduos sólidos foi com acadêmicos e professores. Na Fazenda da Ufopa, também houve plantio de mudas na área de manejo de açaí.
Já na orla da cidade, o projeto Eco Cidadão abordava a população nas praças e embarcações para falar sobre a importância da educação ambiental.
De acordo com a professora, o objetivo foi despertar nos alunos o gosto em desenvolver a prática da Educação Ambiental, a sensibilidade e a consciência ambiental frente os problemas ambientais presentes no município.
“Percebi o envolvimento dos alunos e mestrandos na execução dos projetos, que também fizeram exposição de banners no último dia de aula”, relata. A proposta da disciplina é que os alunos deem continuidade às ações.
Procce/Ufopa
2/1/2019