Ultima atualização em 13 de Setembro de 2022 às 11:59

Gincana "O conhecimento é Pai D'égua": inscrições abertas para escolas públicas de ensino médio

A Gincana O Conhecimento é Pai D’Égua é uma das ações que compõem a Iniciativa Estratégica, sob coordenação da Procce, Gestão 2022 – 2026 da Ufopa, de promover a integração entre a universidade e educação básica. Essa iniciativa estratégica nasce da necessidade de a universidade fortalecer o diálogo com as escolas, eixo fundante de uma efetiva prática social da instituição.

Para a Pró-Reitora da Cultura, Comunidade e Extensão, Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira, é necessário que a universidade conheça a realidade, os problemas, os desafios das escolas públicas, da mesma forma que é necessário que as escolas conheçam a universidade e se sintam parte dela. "É preciso construir pontes sólidas e trafegáveis entre esses dois pilares da educação. Uma das formas é apresentar aos estudantes da educação básica o ambiente e a vivência da universidade, suas práticas, sua rotina, sua função. Julgamos que a realização de um game é uma boa oportunidade para atrair esse público".

Para esta primeira edição da Gincana, o tema escolhido foi a própria universidade: Ufopa – há 13 anos fazendo a diferença na Amazônia.

Com o objetivo geral de promover a integração escola-universidade,  a Ufopa, por meio da Gincana O Conhecimento é Pai D’Égua, busca, ainda, promover a interação entre os estudantes do ensino médio de diferentes escolas e destes com os estudantes da Ufopa, incentivar a troca de conhecimentos de diferentes áreas, estimular a criatividade dos alunos e exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação.

Quando e onde será realizada a Gincana?

A gincana será realizada na manhã do dia 11 de novembro de 2022, no Auditório Tapajós da Unidade Tapajós da Ufopa, compondo a programação do VII Salão de Extensão e da X Jornada Acadêmica da Ufopa.

Quem poderá participar?

Poderão participar da Gincana alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de abrangência da Ufopa.

Como participar?

Para participar, a escola deverá se inscrever por meio do formulário de inscrição disponível no link: bit.ly/gincanaufopa no período de 13 de setembro a 03 de outubro de 2022.

Cada escola poderá inscrever apenas 1 (uma) equipe, composta por cinco estudantes e 1 (um) responsável, que poderá ser um professor (a) ou outro funcionário da escola.

Como vai funcionar a Gincana?

A depender do número de escolas inscritas, haverá a realização de uma seletiva, cujas regras serão informadas na ocasião da primeira reunião, quando também será apresentada a primeira tarefa a ser cumprida pelas equipes que, assim como as demais tarefas a serem realizadas no dia da Gincana, estará relacionada à universidade: sua história, estrutura, unidades acadêmicas, campi, cursos, pesquisa e extensão.

O calendário  de atividades e o Regulamento completo da Gincana pode ser acessado no link: https://bit.ly/gincana-regras

Premiação

A equipe vencedora receberá uma bolsa de estudos integral no Equilibrium Curso Preparatório, material escolar para os alunos e material de expediente e de limpeza para a escola.

Para mais informações, acesse a página do VII Salão de Extensão no site da X Jornada Acadêmica da Ufopa: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022

Procce/Ufopa

13/9/2022