Ultima atualização em 30 de Setembro de 2022 às 21:01

Lançamento da exposição arte muralista Saberes Amazônicos acontece no dia 03/10

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta segunda-feira (03/10), às 17 horas, em frente ao Bosque Mekdece, no campus Tapajós da Ufopa, o lançamento da 1ª Exposição Arte Muralista "Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação". A galeria utilizada é o próprio muro da universidade e reúne o trabalho de quinze artistas visuais que atuam em Santarém e Alter do Chão.

A exposição é resultado do projeto Muralismo no Campus, ação cultural realizada pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) em parceria com a Superintência de Infraestrutura (Sinfra) e apoio da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges). Esta ação foi concebida em resposta à iniciativa estratégia da atual gestão, que foi atribuída à Procce, voltada a "Integração da universidade nas atividades culturais locais", ou seja, busca propor atividades que aproximem a universidade e a comunidade artística da região.

Os artistas visuais foram selecionados por meio de chamada pública e ao todo 26 proponentes enviaram esboços dos desenhos que seriam utilizados nas intervenções artísticas aplicadas no muro. Sob curadoria de Anderson Pereira, antropólogo, artista plástico e doutorando pelo Museu do Rio de Janeiro / UFRJ, as candidaturas tiveram que atender aos critérios como ineditismo, criatividade e adesão ao tema conceitual arte, cultura e educação.

Dos 25 artistas visuais selecionados/as, quinze participaram dessa primeira edição, e cada um teve 6 metros de extensão do muro para ampliar os desenhos enviados na inscrição. Ao todo foram quase 90 metros de pinturas. A intervenção visual durou quatro dias, de 20 a 23 de setembro de 2022, durante a primeira semana de aula 100% presencial na Ufopa, após um hiato de dois anos em ambiente remoto.

As obras destacam os Saberes Amazônicos e abrangem o cotidiano ribeirinho, os povos indígenas presentes na região, a cultura alimentar, traços da cerâmica tapajônica e outros elementos da cultura Amazônica. A ideia central do projeto é proporcionar um ambiente universitário de difusão dos direitos humanos e culturais através da arte e estimular uma educação em prol do respeito à diversidade cultural, crenças, saberes e manifestações artísticas.

Artistas visuais que participaram da primeira edição do projeto Muralismo no Campus:

ARTISTA CONVIDADO(A): NOME DA OBRA ARTÍSTICA: EMAIL PARA CONTATO:
Anderson Lucas da Costa Pereira ARTISTA PLÁSTICO E CURADOR DA EXPOSIÇÃO andersonlucas219@yahoo.com.br
José Marcos da Silva Tapajós GRAUNÁ - VIVER DE CARIMBÓ rabiscostudio1998@gmail.com
Crislane Castro de Sousa  GRAFISMO DOS 13 POVOS DO BAIXO TAPAJÓS crislanetapuia@gmail.com
Debora Marciao dos Santos REZA DE MULHER debeokjin@gmail.com
Diego Patrick Sousa Godinho MODELANDO ANCESTRALIDADE diegopatrick04@gmail.com
Emilly Yasmim Lopes Cardoso  SENHOR DAS RAÍZES - MEMÓRIA emillylopesstm@gmail.com
Francielly Dos Santos Ramos de Sá PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO franciedesa1@gmail.com
Raimundo Carlos Ferreira Alves  ALIMENTO DOS SABERES carlosalvesstm@gmail.com
Lígia Augusta Camargo Amazonas ESSE RIO É MINHA RUA ligiaamazonasben@gmail.com
Luiz Felipe Repolho dos Anjos SE COMUNICANDO COM OS PÁSSAROS repolhodosanjosluizfelipe@gmail.com
Pedro Orlean Rodé de Sousa FLOR PARA INDÍGENA aguasmmxx@gmail.com
Sara Michelle Barrientos Callejas  CABELOS RAÍZES haaska.gharial.slzz@gmail.com
Jadenilson Alves de Sousa GRAFISMO DOS 13 POVOS DO BAIXO TAPAJÓS jadenilson.sousa.2021@gmail.com
Denilto Teixeira Carneiro  ONÇA NA ÁRVORE deniltoteixeira06@gmail.com
Isabela Kogler de Miranda  RESISTIR isakogler02@gmail.com

A intervenção arte muralista realizada na Ufopa pode ser vista no LINK.

Conheça o projeto Muralismo no Campus AQUI.

Procce/Ufopa

30/09/2022