Criado em 28 de Agosto de 2018 às 12:45

Ministério Público e Ufopa promovem oficinas de empoderamento feminino

O Ministério Público de Santarém, em parceria com a Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa) está realizando uma série de oficinas de emporamento feminino com adolescentes entre 15 e 17 anos, alunas de escolas públicas de Santarém. Iniciado em março deste ano, é coordenado pela promotora de justiça Luziana Dantas e tem apoio do projeto de extensão coordenado pela professora Raiana Ferrugem.

A Escola Onésima Pereira Barros recebeu a atividade no mês de agosto. A próxima será de 24 a 28 de setembro com 30 alunas da Escola Álvaro Adolfo. Com duração de três dias, a oficina tem como objetivo contribuir com uma reflexão crítica sobre as relações de gênero como estratégia de combate e prevenção aos variados processos de violência contra as mulheres.

A professora Raiana Ferrugem explica como o conceito de empoderamento é trabalho com as estudantes: “Depois do acolhimento, partimos para um debate mais político, relacionado com ao contexto geral da mulher na sociedade brasileira e no mundo. Discutimos a questão da violência, do assédio, do abuso”, relata. O terceiro dia é voltado para o autocuidado. “Trabalhamos a questão da estética corporal, a autoestima, fisiologia e cuidados com o corpo feminino. Criamos um espaço seguro para trazer informações para as meninas”, conclui.

A promotora de justiça Luziana Dantas conta que a ideia do projeto surgiu a partir da releitura de uma “oficina de desprincesamento”, ocorrida no Chile. “É muito interessante, pois as meninas estão se tornando mulheres e tem ou vão ter relacionamentos, e podem se deparar com situações de violência. Queremos fazer com que sejam multiplicadoras em casa e na escola”, informa.

28/8/2018

Procce/Ufopa, com informações do MPPA