Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2022 às 16:16
A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), nesta quarta-feira (14/12), encaminhou para apreciação das instâncias do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o pedido de atualização da Resolução Nº 81, de 12/01/2015, que trata da Política de Cultura da Ufopa.
Em vigor há sete anos, a proposta de revisão da Política de Cultura da Ufopa foi elaborada por um grupo de trabalho instituído especialmente para esse fim. A minuta foi debatida por docentes, técnicos e estudantes que, voluntariamente, participaram do GT, seguida por consulta pública realizada em 2022.
O documento também passou pela apreciação e discussão no Comitê de Cultura da Ufopa, insitituida pela Portaria Nº213, de 08 de novembro de 2022, um órgão consultivo da Procce que, dentre outras finalidades, deve propor mudanças nas normas que regulamentam as atividades de cultura na Instituição, bem como acompanhar e assessorar em assuntos ligados às atividades de cultura realizadas na Universidade.
Com a revisão, a Política amplia a representação dos estudantes no comitê de cultura, incluindo o coletivo quilombola, estudantes negros, LGBTQIA+ e PCDs, bem como Institui a representação de cada Campus fora de Sede. O documento também estabelece que a sociedade civil passará a ter cinco nomes indicados pelo do Conselho Municipal de Cultura de Santarém.
A política reforça a necessidade de qualificar a inserção da cultura como elemento transversal e essencial para a educação superior, e estabelece que o Plano de Cultura e o Seminário de Cultura sejam realizados bianualmente e que o planejamento orçamentário da Ufopa possa alocar recursos financeiros específicos para fomento de programas, projetos e atividades culturais.
14/12/2022
Procce/Ufopa