Ultima atualização em 29 de Setembro de 2022 às 13:25

Procce lança Página de Perguntas Frequentes sobre a Creditação da Extensão

A Procce, por meio de sua Diretoria de Extensão, lança a Página de "Perguntas Frequentes sobre a Creditação da Extensão na Ufopa", com o objetivo de esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica acerca do processo de inserção da extensão no currículo dos cursos de graduação na universidade.

A página, que contém 16 perguntas e respostas sobre os conceitos de extensão, normativas nacionais e institucionais, formas de inserção curricular da extensão e formas de participação dos estudantes, será atualizada continuamente com novas perguntas frequentemente recebidas sobre o tema.

A inserção da extensão nos currículos é uma obrigatoriedade para os cursos de graduação de todas as instituições de educação superior do país, sejam públicas ou privadas, em função da Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2014, regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 07/2018.

Além da obrigatoriedade legal, a curricularização da extensão favorece a aproximação da universidade com a realidade social, a educação básica, os movimentos sociais e as políticas públicas para o desenvolvimento local, regional e nacional. De acordo com a Política Nacional de Extensão, "é importante ter clareza de que não é apenas sobre a sociedade que se almeja produzir impacto e transformação com a Extensão Universitária. A própria Universidade Pública, enquanto parte da sociedade, também deve também sofrer impacto, ser transformada".

Como acessar? A Página poderá ser acessada no site da Procce (www.ufopa.edu.br/procce), no Botão lateral "Creditação da Extensão", por meio do qual também podem ser encontradas todas as informações referentes ao processo de curricularização da extensão na Ufopa.

Como sugerir perguntas? A comunidade acadêmica pode contribuir com a página enviando sugestões de perguntas para o e-mail extensao@ufopa.edu.br a qualquer tempo.

Procce/Ufopa

29/9/2022