Ultima atualização em 21 de Novembro de 2022 às 15:26

Procce mobiliza os preparativos para o I Festival de Arte e Cultura da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vai realizar a 1ª edição do Festival de Arte e Cultura da Ufopa, uma ação institucional prevista para acontecer em 2023, no período de retomada do próximo semestre letivo. Além de valorizar o campo cultural na universidade e a pluralidade de ideias, o festival será uma oportunidade para troca de experiências artísticas, visibilidade dos estudantes que atuam no meio artístico e a criação de um espaço favorável à fruição e a produção cultural, abrangendo alunos, docentes, técnicos, artistas da região e a comunidade em geral.

A iniciativa é da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), que, desde 2021, tem mobilizado esforços para concretizar a realização de um festival cuja programação seja o reflexo da diversidade cultural presente na região. Serão três dias de atividades e, pela primeira vez, a universidade terá um festival que ocorrerá simultaneamente em todos os campi da Ufopa, em Santarém e nos campi fora da sede, sempre levando em conta o constante diálogo com os representantes de cada campus e as particularidades e demandas de cada região.

O evento contará com premiações de até R$ 800,00 para estudantes com matrícula ativa na Ufopa. O objetivo é que estes alunos proponham atividades culturais e apresentações de trabalhos ou minicursos artísticos durante o festival. Shows, lançamentos de publicações, exposições de arte e palestras com profissionais do campo cultural estão previstos pela coordenação do festival.

A comunidade acadêmica da Ufopa deve ficar atentar aos editais que serão lançados a partir de 2023, em meados de fevereiro, pois os estudantes interessados, que tenham alguma habilidade artística nas áreas de dança, teatro, audiovisual, literatura, artesanato, entre outras, poderão concorrer às premiações.

O I Festival de Arte e Cultura da Ufopa é uma realização da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão, por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), conta com apoio cultural da emenda parlamentar da deputada federal Vivi Reis e tem gestão administrativa da Fundação Integração Amazônica (Fiam).

Dúvidas, informações ou sugestões de atividades para o festival podem ser enviadas para e-mail: cultura.ufopa@gmail.com ou pelo instagram @procce.ufopa

21/11/2022

Procce/Ufopa

I Festival de Arte e Cultura da Ufopa será realizado em 2023. Crédito da imagem: br.freepik.com