Ultima atualização em 3 de Março de 2020 às 08:25
Com o objetivo de motivar o intercâmbio de pessoas entre o Japão e as diversas nações da Ásia-Pacífico, América do Norte, Europa, América Latina e países caribenhos, e também incentivar a compreensão da economia, sociedade, história, cultura diversa e relações diplomáticas japonesas, o Ministério das Relações Exteriores do Japão selecionou 18 participantes de seis países latino americanos (Brasil, Peru, Argentina, Bolívia, Paraguai e México) para participarem do “Programa de Amizade do Japão / Juntos - Matsuri” que ocorrerá na capital japonesa, Tóquio.
Docente da Ufopa e atual diretora de cultura da Procce, Estefany Couto foi uma das selecionadas pelo Consulado Geral do Japão em Belém para participar dessa programação, que ocorrerá de 22 a 29 de março, em Tóquio. Admiradora da cultura japonesa, a professora tem buscado incentivar a divulgação desse país em Santarém por meio de ações como “Semana do Japão”, que em 2019 completou sua terceira edição, realizando oficinas e festival culinário em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tapajós.
Durante sete dias de intercâmbio, a vivência será sobre o tema “Festival japonês” que visa aprimorar ferramentas de comunicação sobre a cultura nipônica, captando valor de mercado dos eventos e potencializando a gestão deles. A iniciativa tem o apoio da Divisão Kasumigaseki do grupo JTB (Japan Tourist Bureau), uma rede expansiva que recebe viajantes estrangeiros no Japão há mais de 100 anos com objetivo de contribuir com a economia do país. O grupo JTB possui cerca de 29.000 funcionários em todo o mundo, está presente em 39 países, distribuídos em 143 cidades e 508 escritórios.
Procce / Ufopa
02/03/2020