Ultima atualização em 10 de Junho de 2022 às 19:38
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está entre os 50 locais, no país, que foram escolhidos para receber uma intervenção artística do projeto Raonizar as Cidades. A iniciativa busca homenagear, ainda em vida, o Cacique Raoni Metukure, personalidade presente na história brasileira como ativista na luta pelos direitos originários e pela preservação da Amazônia.
Com apoio da Diretoria de Cultura e Comunidade, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (DCC/Procce), a aplicação da imagem aconteceu no hall de entrada do Restaurante Universitário da Ufopa, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05/06, data que convoca a humanidade para celebrar a riqueza do planeta e destacar os perigos que ele enfrenta.
Utilizando a técnica de fotografia expandida, o artista santareno, Diego Godinho, conhecido nas redes sociais como @di_kayapo, em parceria com o jornalista Israel Campos, colou uma fotografia do cacique Raoni, sentado, ao lado da frase “O futuro é indígena”. Após colagem da fotografia, os artistas finalizaram com verniz para maior durabilidade da arte. De abrangência nacional, Raonizar as Cidades ocorreu simultaneamente em 50 cidades brasileiras nas diversas regiões.
Para Diego Godinho, Raoni é um grande exemplo de consciência política e ambiental. "Os dizeres da fotografia reforçam a importância da retomada da consciência em função do fenômeno crescente da identificação originária, em diversas partes do país, em que devemos ter no exemplo da luta indígena a consciência transformadora para preservar e respeitar a diversidade social e étnica do nosso país e a consequente responsabilidade na manutenção de terras tão importantes para o equilíbrio Climático regional e mundial e reparação dos direitos indígenas", comenta Godinho.
Raonizar as Cidades é uma homenagem do @megafoneativismo @institutoraoni @condocultural @labexperimentalorg e mais de 40 coletivos ao redor do Brasil.
10/06/2022
Procce/Ufopa