Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 10 de Junho de 2022 às 19:38

Procce é parceira na ação "Raonizar as Cidades" realizada no RU da Ufopa


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está entre os 50 locais, no país, que foram escolhidos para receber uma intervenção artística do projeto Raonizar as Cidades. A iniciativa busca homenagear, ainda em vida, o Cacique Raoni Metukure, personalidade presente na história brasileira como ativista na luta pelos direitos originários e pela preservação da Amazônia. 

Com apoio da Diretoria de Cultura e Comunidade, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (DCC/Procce), a aplicação da imagem aconteceu no hall de entrada do Restaurante Universitário da Ufopa, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05/06, data que convoca a humanidade para celebrar a riqueza do planeta e destacar os perigos que ele enfrenta. 

/media/file/site/procce/imagens/2022/72d740ee3ebf35d8e4299a4d6ca535d8.jpeg
Israel Campos e Diego Godinho no RU da Ufopa

Utilizando a técnica de fotografia expandida, o artista santareno, Diego Godinho, conhecido nas redes sociais como @di_kayapo, em parceria com o jornalista Israel Campos, colou uma fotografia do cacique Raoni, sentado, ao lado da frase “O futuro é indígena”.  Após colagem da fotografia, os artistas finalizaram com verniz para maior durabilidade da arte. De abrangência nacional, Raonizar as Cidades ocorreu simultaneamente em 50 cidades brasileiras nas diversas regiões. 

/media/file/site/procce/imagens/2022/d2895e4f087057ad87d564eeb7b2b265.jpeg
Diego Godinho preparando a fotografia para aplicar na parede do RU

Para Diego Godinho, Raoni é um grande exemplo de consciência política e ambiental. "Os dizeres da fotografia reforçam a importância da retomada da consciência em função do fenômeno crescente da identificação originária, em diversas partes do país, em que devemos ter no exemplo da luta indígena a consciência transformadora para preservar e respeitar a diversidade social e étnica do nosso país e a consequente responsabilidade na manutenção de terras tão importantes para o equilíbrio Climático regional e mundial e reparação dos direitos indígenas", comenta Godinho.

/media/file/site/procce/imagens/2022/acd0e97354800b48c42b78cbe0c28e03.jpeg
Diego Godinho desenhando grafismos 

Raonizar as Cidades é uma homenagem do @megafoneativismo @institutoraoni @condocultural @labexperimentalorg e mais de 40 coletivos ao redor do Brasil. 

 

10/06/2022

Procce/Ufopa