Ultima atualização em 26 de Agosto de 2020 às 16:53

Setembro Amarelo – Saúde mental na Universidade e o contexto pós-pandemia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Núcleo de Psicologia da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Nupsi/Proges), promoverá a campanha Setembro Amarelo na Ufopa – Edição 2020, o qual terá como temática principal a “Saúde mental na Universidade e o contexto pós-pandemia”. O evento será realizado por meio de lives com transmissão no canal do Youtube da Pró-reitoria de Gestão Estudantil no período de 22 a 25 de setembro de 2020.

A campanha intitulada "Setembro Amarelo" tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Este ano experienciamos um período singular na história da humanidade com o advento da pandemia por Covid-19. A vida e rotinas de todos foram bruscamente impactadas, sendo fundamental o isolamento social, fato que explicitou a necessidade de encarar a saúde mental como condição importante de sobrevivência nestes tempos.

A chegada da pandemia impôs a reavaliação do tempo, do trabalho e do contexto em que estamos inseridos e nos faz questionar sobre as estratégias e cuidados para sobrevivermos individualmente e em sociedade. Sabe-se que esta situação incomum tem sido geradora do aumento de quadros de estresse, ansiedade, depressão e demais transtornos que podem influenciar no aumento de suicídios.

Considerando o contexto atual da educação no Brasil e a exigência do cuidado com a saúde e saúde mental das pessoas, acredita-se que as discussões devem focar também na relação saúde mental & universidade no contexto pós-pandemia bem como, suas implicações na busca de melhores condições de vida.

O evento será na modalidade online (Canal do Youtube: Proges Ufopa) e aberto a discentes, docentes, técnicos administrativos e sociedade em geral, e terá carga horária total de 20h.

As inscrições do evento serão realizadas na hora, por meio de link disponibilizado na descrição do vídeo de transmissão do canal da Proges: https://www.youtube.com/watch?v=vNbTQD04Kd0.

A programação preliminar, você encontra clicando no link.

Para mais informações: nupsi.proges@ufopa.edu.br

Procce/Ufopa