Ultima atualização em 30 de Janeiro de 2019 às 10:50
No último domingo, 27 de janeiro de 2019, acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) viveram uma experiência diferente. A aula da disciplina “Educação Ambiental”, ministrada pela professora Maria Mirtes Cortinhas, ocorreu na Floresta Nacional do Tapajós.
A turma de 2018 visitou a comunidade do Maguari para observar, na prática, a relação entre sociedade e meio ambiente e alternativas possíveis de uso sustentável de recursos naturais. Os alunos assistiram à palestra do comunitário Arimar Rodrigues sobre práticas sustentáveis e conheceram os produtos artesanais locais. Os estudantes também puderam conversar com o líder da comunidade Abilio de Sousa e o comunitário Raimundo Pedroso.
Para a professora, a ida à Flona enriquece a percepção do estudante sobre a necessidade de trabalhar a educação ambiental. “Os alunos que vivem na realidade da Amazônia precisam conhecer a Floresta, o valor desta floresta para o ciclo hidrológico, à continuidade da vida das espécies, e o princípio da sustentabilidade, numa Área de Unidade de Conservação Ambiental”, comentou.
Procce/Ufopa
30/1/2019