Ultima atualização em 23 de Maio de 2019 às 14:28
Na manhã desta quarta-feira, dia 22/05, representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), reuniram na Praia da Ufopa na Unidade Tapajós com diversos órgãos da área de segurança pública e infraestrutura em Santarém para planejar o uso seguro e normatizado daquela área.
O encontro teve como objetivo enfrentar de maneira conjunta problemas identificados na área como instalação ilegal e clandestina de fiação elétrica, contaminação ambiental, assoreamento e atracação irregular de embarcações, além do acúmulo de resíduos e entulhos deixados na praia. Professor Marcos Prado, Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, esclarece que a praia foi transformada em um estaleiro à céu aberto e tem prejudicado o desenvolvimento de projetos da universidade naquela área. “Nosso objetivo é abrir a praia para uso da comunidade acadêmica, da sociedade santarena e dos parceiros por meio dos diversos órgãos. Queremos que os seus usuários não tenham riscos de ser assaltados ou levar um choque ao frequentarem a praia”, explica Marcos Prado.
Dentre as estratégias discutidas ficou definido que os donos das embarcações serão notificados pelo uso irregular daquela área e todos terão um prazo para que deixem aquela região próxima à Praia da Ufopa na Unidade Tapajós. Está prevista ainda sinalização adequada da praia e o reforço da fiscalização pelos órgãos responsáveis. O trabalho contará com apoio da Polícia Federal, Companhia Docas do Pará, 8°BEC, Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Transportes e Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
Procce/Ufopa
23/5/2019