Ultima atualização em 10 de Janeiro de 2019 às 08:50
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu a doação de 40 coletes salva-vidas da empresa Cargill para a Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial Abaré I. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), com a presença do gerente do terminal fluvial da empresa em Santarém, Alessandro Fernandes, e do pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Marcos Prado.
Os novos coletes irão substituir os antigos, que precisam ser trocados periodicamente, já na próxima viagem prevista para fevereiro deste ano. No total, deverão ser realizadas 8 jornadas em 2019, de dez dias cada, para comunidades ribeirinhas de Santarém, Belterra e Aveiro.
Na visita, os representantes da Cargill conheceram as instalações da embarcação e assistiram uma breve apresentação sobre o histórico, as atividades desenvolvidas atualmente e os desafios do Abaré.
Promoção da saúde - Por meio da parceria com a Prefeitura de Santarém, o Abaré realiza atendimentos médicos, odontológicos e laboratoriais periódicos em comunidades ao longo do rio Tapajós, bem como fornecimento de vacinas e medicamentos.
Já a Universidade tem o papel de promover ensino, pesquisa e extensão: "Os nossos alunos de Farmácia e Saúde Coletiva fazem estágio; outros fazem pesquisas relacionadas à contaminação mercurial, por exemplo, e também atividades de extensão, que é a transferência de conhecimento no contato com as comunidades", explicou o pró-reitor.
Procce/Ufopa
10/1/2019