Ultima atualização em 6 de Abril de 2018 às 13:42

Unidade Tapajós ganha espaço de convivência sustentável

/media/file/site/procce/imagens/2018/944c68b1c56c2c38cd494e63fa9975d5.jpg

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) pode usufruir de um novo espaço para estudo e lazer na área em frente ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), na Unidade Tapajós, inaugurado no dia 23 de março de 2018. Estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal revitalizaram a área aberta que antes estava sem uso com o paisagismo ecológico.

A atividade foi resultado da disciplina “Floricultura e Paisagismo”, ministrada pela professora Helionora Alves Chiba, que tem por objetivo a construção de uma visão crítica e reflexiva sobre a produção e uso de plantas ornamentais em soluções paisagísticas de praças, parques e jardins.

Para isso, a professora propôs aos alunos um desafio: “Eu queria que os alunos usassem a criatividade, pegando materiais que não tivessem nenhum custo financeiro. E, realmente, eles me surpreenderam. Conseguiram utilizar o material adequadamente e deixar o ambiente bacana”.

A Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio (DAP) forneceu grande parte dos materiais, como tinta, pincel, além de cadeiras, mesas, pias, latas, garrafas, entre outros. Outros, como pneus e adubo, foram conseguidos pela turma fora da Universidade.

C/media/file/site/procce/imagens/2018/b1a31e97807fd9706821ad1d890d774b.jpgom apoio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o local foi roçado e as árvores, podadas. Agora, conta com mesas e cadeiras, além de um jardim. As plantas do espaço foram reaproveitadas e as mudas, produzidas na Fazenda Experimental da Ufopa.

O resultado foi comemorado com um piquenique, iniciativa dos próprios alunos para mostrar que o ambiente pode servir para atividades de lazer, estudo e descanso. Os 21 discentes ainda participaram de uma oficina de Ikebana, arte milenar japonesa de arranjos florais, com a professora Honorata da Silva, da Academia Saguetsu de Ikebana.

“Foi a primeira experiência que eu fiz junto à disciplina. Pretendemos continuar, levando a outros espaços da instituição, já com a parceria firmada com a Fazenda Experimental, a Sinfra e a DAP. (…) É uma forma de os alunos também deixarem algo para a instituição”, afirma a professora.

Luena Barros - Procce/Ufopa

6/4/2018