Criado em 9 de Maio de 2024 às 17:25
Cursos de graduação pertencem aos Institutos de Engenharia e Geociências (IEG) e de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).
Dois bacharelados interdisciplinares (BI) ofertados presencialmente em Santarém (PA) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) receberam nota 4, em escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento de curso de graduação. São eles: o BI em Ciência e Tecnologia, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG); e o BI em Ciências e Tecnologia das Águas, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).
De caráter generalista e interdisciplinar, o BI em Ciência e Tecnologia se configura numa formação acadêmica ampla, com formato flexível, em Ciências Exatas e Tecnológicas. De acordo com os avaliadores, “de forma geral, o curso se encontra bem estruturado e apresenta constantes investimentos para garantir a qualidade do ensino ofertado”. O relatório ressalta ainda que “a Ufopa oferece qualidade na formação dos estudantes do curso, ofertando uma boa infraestrutura, apoio psicopedagógico e docentes capacitados para a área”.
“Esta foi a segunda visita institucional in loco de avaliação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Na ocasião anterior, o reconhecimento do curso com o conceito 3 desencadeou um processo de melhoria, identificando pontos de fragilidade que exigiam atenção para elevar a qualidade do curso”, afirma o coordenador do curso, Ubiraelson de Lima Ruela. “Ao longo de uma década, o curso testemunhou uma notável transformação em todas as dimensões consideradas na avaliação, refletindo a evolução geral da instituição e o comprometimento do corpo docente, técnico e discente”, relembra.
Já o BI em Ciências e Tecnologia das Águas visa à formação de profissionais voltados ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, com enfoque para a sustentabilidade e o uso das águas enquanto recurso e ecossistema. De acordo com os avaliadores, as políticas de ensino, pesquisa e extensão estão devidamente institucionalizadas no âmbito do curso, sendo um ponto forte e evidente “a interdisciplinaridade intrínseca do curso associada ao contexto regional e as estratégias bem sucedidas de interação com a comunidade local”. Além disso, o curso possui boa estrutura, com laboratórios didáticos de formação básica e de formação específica.
“É com satisfação que consolidamos as mudanças em nosso curso, visando uma abordagem interdisciplinar e o desenvolvimento integral de habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios relacionados aos recursos hídricos”, afirma o coordenador do curso, Elton Ranieri Moura. “O novo conceito, destacado com a nota 4, esclarece de forma abrangente a proposta desafiadora do bacharelado interdisciplinar, tanto em sua formulação pedagógica quanto na sua execução. Reconhecemos a importância de ajustes para alcançar a excelência almejada e iremos trabalhar em conjunto, discentes, docentes, servidores, técnicos e comunidade externa”.
A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação dos cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco. Designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os avaliadores analisaram a organização didático-pedagógica (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão) dos cursos.
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (IEG)
Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 4,39;
Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial: 3,33;
Dimensão 3: Infraestrutura: 4,14;
Conceito Final Contínuo: 3,89;
Conceito Final: 4;
Período de Visita: 20 a 22 de março de 2024.
Com relação à organização didático-pedagógica, a comissão avaliadora destaca que se trata de um curso organizado e bem avaliado pelos discentes. “Percebe-se que o curso possui ações de extensão, são interessantes os projetos interdisciplinares oferecidos pelo Ufopa (...), e que há também ações de pesquisa, possibilitando aos discentes projetos e bolsas, no entanto estas podem ser ampliadas”.
De acordo com os avaliadores, a composição do corpo docente representa o elemento mais importante para a qualificação do ensino. “O curso analisado desfruta de um rol de profissionais qualificados, sendo em sua maioria doutores, que desenvolvem suas atividades em tempo integral. Estes profissionais demonstram experiência de vários anos com atuação no ensino superior, o que corrobora com os interesses institucionais”. Com relação à dimensão 3, os avaliadores concluíram que a infraestrutura do campus é adequada para o funcionamento do curso, pois “possui espaços para a prática de ciências, computadores, salas e demais ambientes limpos”.
“Embora houvesse a expectativa de alcançar o conceito máximo nesta segunda avaliação, alguns desafios persistem, em especial o aprimoramento das avaliações internas do curso. Por isso, este momento representa uma oportunidade para enfrentar tais obstáculos e consolidar ainda mais o progresso alcançado”, explica o professor Ubiraelson de Lima Ruela.
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas
Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 4,31
Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial: 4,44
Dimensão 3: Infraestrutura: 4,67
Conceito Final Contínuo: 4,47
Conceito Final: 4
Período de Visita: 25 a 27 de março de 2024.
Com relação à organização didático-pedagógica, os avaliadores concluíram que o projeto pedagógico do curso (PPC) do BI em Ciências e Tecnologia das Águas apresenta uma descrição consolidada da política de ensino que atende ao requerido para a formação do egresso. “A pesquisa e a extensão são fomentadas mediante os diversos programas institucionais, os quais associados ao corpo docente diverso e qualificado consolidam o modelo de formação proposto, favorecendo o atendimento ao perfil do egresso proposto no PPC”. Além disso, segundo os avaliadores, “as disciplinas, agrupadas por ‘Eixos de Integração’, ao longo da matriz curricular, promovem a autonomia discente e a aplicação do binômio teoria e prática, favorecendo diversas habilidades e competências”.
Com relação à dimensão 2, o relatório aponta: “O curso de BIC&T das Águas conta com um corpo docente permanente, atuando em regime de trabalho de 40h com dedicação exclusiva, com titulação em nível de doutorado (76,7%) e em nível de mestrado (23,3%), com ampla experiência no ensino superior e na pesquisa científica comprovada pelas publicações. O grupo apresenta formação diversa e qualificada nas várias áreas do campo formativo com impacto positivo na formação do egresso”.
Já a dimensão 3, relacionada à infraestrutura, destaca a existência de espaços com mobiliário confortável e boa disponibilidade de equipamentos, tais como computadores e projetores multimídia. “A instituição possibilita acesso dos alunos a equipamentos de informática e às bibliografias necessárias. (...) A biblioteca apresenta um excelente espaço, com a presença de um rico acervo físico, além de espaços para exposições e outras atividades dedicadas à interação e aprendizagem dos alunos”, afirma o relatório.
“É crucial ressaltar que o sucesso do BI em Ciências e Tecnologia das Águas é resultado de um esforço coletivo e colaborativo, refletindo o comprometimento de diversos envolvidos no processo de construção e execução do curso”, afirma o professor Elton Ranieri Moura. “Agradecemos a todos os contribuintes por seu trabalho dedicado e visão compartilhada e estamos confiantes de que essas mudanças nos permitirão formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios futuros no campo dos recursos hídricos”.
Maria Lúcia Morais – Comunicação/Ufopa
Proen/Ufopa