Ultima atualização em 27 de Novembro de 2021 às 21:44
No dia (14) de novembro, foram aplicadas as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021) em todo o país. A Universidade Federal do Oeste do Pará participou com 479 concluintes inscritos, com provas em Santarém e outras cidades do Brasil. Assim como a prova, o questionário do estudante concluinte também era fase obrigatória da avaliação, e ambos os instrumentos são considerados na verificação da regularidade do aluno em relação ao Enade 2021. Sem a regularidade no Enade, o aluno habilitado não pode colar grau.
A Seção de Regulação de Cursos informa aos estudantes concluintes que preencheram o questionário do estudante, porém, em virtude de impedimentos de ordem pessoais (como licença saúde, casamento, participação em concurso público, etc.) ou por compromissos profissionais (trabalho), não puderam participar da prova que, de acordo com o edital nº 36/2021, o prazo para a solicitação da dispensa da prova será de 16 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022. A solicitação é realizada direta e unicamente no sistema Enade.
O edital nº 36/2021, em seu Anexo III, traz todos os critérios que podem ser aceitos nas solicitações de dispensa da prova do Enade, assim como lista quais documentos comprobatórios devem ser anexados no sistema Enade junto da solicitação.
As solicitações de dispensa realizadas pelos alunos serão analisadas e deferidas/indeferidas pelo coordenador do curso ao qual o estudante está vinculado, também com o mesmo prazo para realização.
No caso de aluno em Intercâmbio internacional vinculado ao curso e estudante em mobilidade acadêmica nacional ou aluno de curso a distância que não teve seu município de aplicação de prova alterado no período proposto pelo edital, caberá ao próprio coordenador de seu curso a solicitação da dispensa do aluno, ficando o INEP responsável pela análise e deferimento/indeferimento do pleito.
Caso a solicitação de dispensa da prova seja indeferida, poderá ser protocolado recurso diretamente ao INEP, no prazo de 26 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, também via sistema Enade, respeitando a divisão de responsabilidade pelos critérios prevista no edital da avaliação deste ano.
O estudante concluinte que tiver sua solicitação de dispensa deferida, no prazo normal ou período de recurso, e estiver com o questionário do estudante preenchido corretamente, passará a constar no relatório de regularidade do Enade 2021, ficando em situação regular em relação ao Enade 2021.
Em caso de indeferimento do pedido de dispensa ou, ainda, de deferimento, porém sem o registro no sistema Enade do preenchimento do questionário do estudante, o aluno ficará em situação de irregularidade em relação ao Enade 2021, e terá sua regularização realizada apenas via Ato do INEP, previsto no edital nº 36/2021 para ocorrer a partir de setembro de 2022.
Leia mais sobre os critérios de dispensa da prova do Enade no edital da edição de 2021, disponível neste link.
ANEXO III
Critérios para deferimento de dispensa de prova – Enade 2021
Solicitações de dispensa de prova por iniciativa do Estudante
I – Ocorrências de ordem pessoal:
II – Compromissos profissionais:
a. Trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade profissional no dia da aplicação da prova do Enade 2021, com identificação do empregador responsável pela declaração, devendo esse documento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devida assinatura do empregador e carimbo contendo os dados do CNPJ da empresa. Caso o estudante seja dono/sócio de empresa, deve ser anexada declaração do próprio estudante contendo justificativa da necessidade de trabalho no dia da prova e o contrato social da empresa que comprove a posse/sociedade do estudante na empresa.
Solicitações de dispensa de prova por iniciativa da IES
I – Compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade:
a. Intercâmbio internacional vinculado à IES – Apresentação de documento com identificação do coordenador de curso e/ou responsável pela declaração, devendo esse documento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devida assinatura do declarante e os dados da IES, e comprovar a impossibilidade do comparecimento do estudante à aplicação da prova do Enade 2021, por encontrar-se em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado. A declaração deverá conter o nome completo do estudante, seus dados pessoais e o período do curso (início e fim).
II – Indicação incorreta do município de prova na inscrição do estudante:
a. Polo do estudante de curso em EaD errado – Apresentação de solicitação de dispensa diretamente no Sistema Enade, relacionada ao reconhecimento de responsabilidade da IES pela indicação errada ou pela não alteração do polo de apoio presencial a que o estudante estiver vinculado, impossibilitando sua participação na prova do Enade 2021
b. Mobilidade acadêmica – Apresentação de solicitação de dispensa diretamente no Sistema Enade, relacionada ao reconhecimento de responsabilidade da IES pela não alteração do município de prova para estudante em mobilidade acadêmica, impossibilitando sua participação na prova do Enade 2021. Deve ainda ser anexada declaração ou documento congênere que comprove a condição do estudante em mobilidade acadêmica, caracterizada por atividade curricular de média e longa duração, fora do município-sede do curso avaliado ou do polo de apoio presencial a que estiver vinculado e que abranja o dia da aplicação da prova do Enade 2021.
Seção de Regulação de Cursos/Proen
Procuradoria Educacional Institucional
27/11/2021