Ultima atualização em 9 de Maio de 2024 às 17:30

Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022

Ufopa mantem conceito 4 no Índice Geral de Cursos avaliados em 2022

O Inep publicou no dia 02 de abril de 2024 os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2022. Nesta edição, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) manteve-se com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC).
Confira: Índice Geral de Cursos

O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do CPC nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino - graduação, mestrado ou doutorado.

Dos cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% (3.208) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador, 54,4% (4.861) obtiveram notas médias (3) e, além disso, 9,5% (848) e 0,2% (17) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.

Com relação aos resultados do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), outro indicador de qualidade do MEC, e que compõe o IGC, a Ufopa teve 3 cursos avaliados em 2022, (Curso e CPC): Bacharelado em Ciências Econômicas (3), Bacharelado em Direito (4), Bacharelado em Administração (4), os quais obtiveram conceitos considerados satisfatórios.
Confira: Conceito Preliminar dos Cursos

Já o Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Confira: Conceito dos Cursos avaliados pelo Enade

Mais informações em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/divulgados-os-resultados-do-idd-cpc-e-igc

Proen/Ufopa
09/05/2024