Ultima atualização em 6 de Setembro de 2018 às 16:52

Ufopa participa de Oficina de Classificação e de Avaliação dos Cursos promovida pelo Inep/Mec

A Universidade Federal do Oeste do Pará participou da Oficina de Classificação e de Avaliação dos Cursos de graduação e sequenciais de formação específica, realizada em 5 de setembro de 2018, em Brasília(DF), direcionada aos Procuradores Educacionais Institucionais. Representando a Ufopa, esteve presente na Oficina a servidora Maria Sousa Aguiar, Técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, atual Procuradora Educacional Institucional.

O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) e da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes); em parceria com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/Mec) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Programação – A Oficina abordou a metodologia de classificação dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica; além dos mecanismos para que as Instituições de Educação Superior (IES) possam se manifestar em relação à revisão da classificação de seus respectivos cursos por meio do módulo de manifestação do Sistema Enade. O segundo turno foi dedicado à apresentação dos novos instrumentos de avaliação externa dos cursos de graduação.

A classificação dos cursos, além de ser utilizada para a disseminação das estatísticas da educação superior do País, tanto nacional, quanto internacionalmente, também será utilizada para a definição dos cursos a serem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); para a designação da comissão de avaliação in loco dos cursos de graduação; além de servir como referência de classificação dos cursos por meio do Sistema e-MEC.

A classificação em vigor é de 2000 e está obsoleta por causa da expansão dos cursos de graduação, da diversificação de nomenclaturas para denominação dos cursos e da criação de novas áreas de conhecimento. A atualização propiciará o desenvolvimento de estatísticas comparáveis nacional e internacionalmente, considerando a realidade atual da Educação Superior brasileira, bem como a classificação padrão internacional de cursos atualizada.

A atualização da classificação, iniciada pelo Inep em 2017, leva em consideração as mudanças ocorridas na legislação que regula a Educação Superior Brasileira e a última versão publicada da International Standard Classification of Education (Isced – F 2013). A classificação da Unesco é um instrumento adequado à montagem, compilação e apresentação de estatísticas da educação.

Seção de Regulação de Cursos/Proen

06/09/2018