Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 5 de Fevereiro de 2024 às 12:05

Fevereiro Roxo

5 de Fevereiro de 2024 às 12:08

Fevereiro chegou e a equipe da DSQV já está com uma nova campanha a todo vapor: trata- se do “Fevereiro Roxo”. Nesse mês, vamos falar sobre Fibromialgia.

E o que é Fibromialgia (FM)? É uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente nos músculos. Junto com a dor, a fibromialgia apresenta sintomas de fadiga (cansaço extremo), sono não-reparador (por isso pessoa acorda cansada), além de outros sintomas, como problemas de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura.

Apesar de ter ganho maior notoriedade apenas quando a cantora americana Lady Gaga, falou do abertamente sobre ter FM, essa síndrome é um problema relativamente comum, que acomete cerca de 3 % da população mundial. De cada 10 pacientes com fibromialgia, 9 são mulheres, mas ainda não se sabe a razão por que isto acontece.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, não existem exames para comprovar que ela está presente. Com uma boa entrevista clínica, um médico pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na consulta e descartar outros problemas. Porém, provavelmente o médico pedirá alguns exames de sangue, não para comprovar a fibromialgia, mas para afastar outros problemas com sintomas semelhantes.

Os critérios de diagnóstico da fibromialgia são:

a)   dor por mais de 3 meses em todo o corpo e

b)   presença de pontos dolorosos na musculatura.

Caso apresente esses sintomas, busque ajuda profissional o mais rápido possível. Não há cura, mas há tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente.

DIREITOS - Por ser um adoecimento inaparente aos olhos, a pessoa com fibromialgia pode sofrer com o preconceito e a incompreensão das pessoas ao redor. Ainda assim, quando se trata dos direitos da pessoa com FM, destaca-se prioridade de atendimentos em órgãos públicos e privados e licenças para tratamento de saúde mediante apresentação de laudos médicos. Além do mais, alguns estados do país oferecem gratuidade no transporte público sem falar que desde 2023 foi instituída a lei que regulamenta o uso opcional do cordão girassol para identificar pessoas com deficiências que não se percebe de imediato. O Fevereiro Roxo, antes de tudo é uma forma de abrir espaço para reflexão e acolhimento do tema e das pessoas com FM.

PSICOLOGIA - Conforme Monteiro et al (2021), a fibromialgia é uma doença crônica caracterizada pela presença constante de dor, com causa ainda desconhecida, podendo ocorrer nos músculos, articulações ou em diversos pontos, gerando um estado de alerta diário. Segundo o estudo de Monteiro et al (2021), os pacientes com fibromialgia são mais ansiosos que a população em geral, e a presença da ansiedade e depressão, podem ter relação direta na gravidade dos sintomas, com riscos de o paciente entrar em um círculo vicioso, no qual os sintomas geram mais transtornos psicológicos, que por sua vez podem interferir na sintomatologia da fibromialgia.

Esteja atento às nossas campanhas na página do Instagram @dsqv_ufopa e mantenha-se por dentro de tudo que planejamos para o “Fevereiro Roxo”.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

MONTEIRO, Érico Augusto Barreto; OLIVEIRA, Luciene de; OLIVEIRA, Walter Lisboa. Aspectos psicológicos da fibromialgia - revisão integrativa. Mudanças, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 65-76, jun. 2021.

Edição e informações: Equipe Multiprofissional da DSQV e Patrício Gemaque (Estagiário PIAPE)

Arte: Fernando Aguiar (Estagiário PIAPE)