Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 24 de Janeiro de 2023 às 18:14

Quando o assunto é saúde mental, o que você faz para cuidar da sua?

24 de Janeiro de 2023 às 18:14

No primeiro mês do ano é comum ficarmos um pouco mais reflexivos sobre a nossa rotina, hábitos, metas, relacionamentos e propósito da vida. Não é à toa que janeiro foi escolhido para representar a saúde mental no Brasil, pois neste momento de planejamento e questionamentos muitas vezes acabamos observando que algumas áreas da nossa vida está em desequilíbrio e que podem gerar gatilhos para o nosso bem-estar emocional.

 A campanha Janeiro Branco deste ano traz como tema “A vida pede equilíbrio” nos convida a refletir sobre a necessidade e a importância do equilíbrio em nossas vidas. A vida moderna tem trazido inúmeras conquistas e benefícios, mas, ao mesmo tempo,  precisamos ficar atentos para não nos perdermos em meio a tantas informações e esquecermos de fazer pequenas pausas para reorganizarmos as ideias, fechar ciclos e iniciar novas fases.

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. 

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente.

Observe algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental:
      
    • Tenha momentos de lazer;
    •  Busque autoconhecimento;
    •  Cultive bons relacionamentos;
    • Tenha mais diálogos;
    • Olhe-se com carinho;
    • Pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono;
    • Procure saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis;
    • Reconheça seus próprios limites e busque ajuda profissional quando necessário.
      
O sofrimento emocional, associado ou não a um transtorno mental, pode ser prevenido ou atenuado se as pessoas conhecerem estratégias para cuidar da saúde mental. Reconhecer a presença dele é o primeiro passo para alcançar melhor qualidade de vida, pois a partir daí é possível buscar caminhos terapêuticos para lidar com as questões emocionais. 

O que este novo ano que se inicia pode esperar de você?

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) desenvolve projetos e ações voltadas à saúde mental dos servidores.

Através do e-mail psicossocial.dsqv@ufopa.edu.br você poderá agendar atendimentos ou obter informações com profissionais psicólogos ou assistentes sociais.

Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio