Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 25 de Novembro de 2021 às 11:23

Orientações para a Rotulagem Padrão para Reagentes Químicos

25 de Novembro de 2021 às 10:09

A rotulagem de produtos químicos é uma forma de se descrever informações de perigo químico, assim como realizar a identificação deste produto e, consequentemente, prevenir a ocorrência de acidentes relacionados à saúde humana e ao meio ambiente.

Para tanto, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Servidor (CVSS), elaborou Rotulagem Padrão para Reagentes Químicos. A inclusão desta ferramenta tem por objetivo fornecer informações padronizadas fundamentais sobre os perigos associados à utilização de determinado(s) reagente(s), obtendo-se de forma clara dados como os perigos associados ao produto, concentração, origem, bem como outros dados que colaboram para uma melhor gestão dos mesmos.

Para o preenchimento correto do rótulo, deve-se informar os riscos por meio do Diagrama de Hommel, nome do produto químico, concentração, nome do responsável, nome do laboratório/instituto e data, conforme imagem abaixo:

/media/file/site/progep/imagens/2021/e2762aa3c9a532c7303c57dbc1d4e44c.jpg

Ressalta-se que, com relação às concentrações, deve-se descrever todos materiais contidos nos frascos, mesmo os que apresentam concentrações muito baixas (traços de elementos), incluindo a água.

Recomenda-se que a Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ) seja consultada para o correto preenchimento do Diagrama. A mesma pode ser encontrada através de uma busca pelo nome do respectivo produto no site do fabricante.

O Diagrama de Hommel é uma identificação de fácil reconhecimento e compreensão que indica o grau de perigo envolvendo produtos químicos de variados níveis e substâncias. É importante ressaltar que o Diamante não indica substâncias química exatas e nem sua composição, sendo um método de classificação apenas para o grau de risco.

O diagrama é constituído por quatro losangos com cores diferentes.

  • Branco (inferior): Risco especifico.
  • Azul (esquerdo): Risco para a saúde.
  • Amarelo (direito): Risco por reatividade.
  • Vermelho (superior): Risco de inflamabilidade.

Cada losango possui um número que varia de 0 a 4 (os graus de risco), com exceção do losango branco que tem símbolos específicos, conforme imagem abaixo:

/media/file/site/progep/imagens/2021/a3377c821e0677ac557d6af43723dbde.png

Salienta-se que, algumas precauções devem ser seguidas para que a rotulagem e identificação:

  1. A classificação do resíduo deve priorizar o produto mais perigoso do frasco, mesmo que este esteja em menor quantidade;
  2. Todos os campos do Diagrama de Perigo devem ser preenchidos (inflamabilidade, risco à saúde, reatividade e riscos específicos);
  3. Abreviações e fórmulas não devem ser utilizadas na rotulagem, somente o nome da substância;
  4. A etiqueta deve ser aderida ao recipiente antes dele conter o reagente;

Se a etiqueta for impressa em preto e branco, o Diagrama de Perigo deve ser colorido com caneta nas suas respectivas cores.

O modelo padrão para rotulagem química encontra-se disponível na página da PROGEP, na área de publicações, presente na aba Saúde, clique aqui para baixar!

Abaixo você tem acesso ao vídeo referente ao referido padrão de rotulagem.

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor através do e-mail cvss@ufopa.edu.br

DSQV/Ufopa

25/11/2021