Ultima atualização em 29 de Junho de 2022 às 11:18
Com vistas à promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores da Ufopa, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida conta com uma equipe multidisciplinar, que envolve assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionistas e psicólogos para o atendimento dos servidores.
A DSQV oferece aos servidores da Universidade e dos órgãos partícipes do SIASS Tapajós e seus dependentes (cadastrados no seu assentamento funcional) o serviço de atendimento nutricional. Esse atendimento é por demanda espontânea, ou seja, sem a obrigatoriedade de apresentação de encaminhamento médico. O Ambulatório de Nutrição funciona na Unidade Amazônia, na sala 122-A, de segunda a sexta-feira, alternando entre os turnos da manhã e tarde.
O atendimento nutricional consiste em anamnese alimentar, avaliação, orientação e educação nutricional e elaboração de plano alimentar.
Para a avaliação nutricional é necessário que o usuário use roupas leves e que permitam a tomada de medidas (peso, circunferências, dobras cutâneas), podendo ser roupas para atividade física ou trajes de banho.
O Ambulatório dispõe de um moderno aparelho de Bioimpedância, que proporciona a precisão da análise da composição corporal e auxilia na elaboração das estratégias nutricionais.
Usar roupas leves ou traje de banho;
Não praticar atividade física intensa nas 12 horas anteriores;
Preferencialmente ter ir ao banheiro antes do exame;
Realizar o exame com pelo menos 2 horas de intervalo após uma refeição;
Retirar adornos de metais (anéis, brincos, pulseiras e etc.)
Para as mulheres, não estar nos períodos pré e menstrual.
Os servidores interessados deverão entrar em contato com a DSQV, cqvp@ufopa.edu.br para agendar o atendimento.
O Atendimento Psicossocial é composto por Assistentes Sociais e Psicólogos que realizam atendimentos individualizados aos servidores e seus dependentes da Ufopa e dos órgãos partícipes da Unidade SIASS/TAPAJÓS UFOPA.
Questões relacionadas à saúde;
Licenças médicas prolongadas,
Absenteísmo;
Doenças e acidentes do trabalho,
Aposentadorias;
Dúvidas sobre legislação;
Benefícios;
Troca de setores (remoção, redistribuição);
Transtornos afetivos diversos com interfaces nas relações sociais (depressão, estresse, transtorno bipolar, etc.);
Dificuldades de relacionamento interpessoal no trabalho
Procura espontânea do servidor;
Procura espontânea da família do servidor;
Encaminhamento da chefia ou dos pares;
Encaminhamento de outros departamentos/setores da UFOPA e dos demais órgãos partícipes da Unidade SIASS/UFOPA;
Entrar em contato por telefone (preferencialmente, pois poderá agendar horário de atendimento);
Encaminhar documento descrevendo a sua solicitação;
Comparecer à CQVP
Os servidores interessados deverão entrar em contato com a DSQV, pelo e-mail psicossocial.dsqv@ufopa.edu.br para agendar
O atendimento ambulatorial de Fisioterapia é destinado aos servidores da Universidade que apresentem distúrbios osteomusculares e/ou neurológicos e que possuam indicação médica para realizar fisioterapia. O Ambulatório de Fisioterapia da Ufopa funciona na Unidade Amazônia, na Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, sala 118 A.
De acordo com as normas para o funcionamento, o atendimento está disponível a qualquer servidor da instituição, porém em caso de demanda maior que a capacidade de atendimento, será dada prioridade a servidores que não possuem de plano de saúde (ou quando o plano não apresentar cobertura para fisioterapia), com maior gravidade do caso clínico (conforme avaliação da fisioterapeuta), idade mais avançada ou deficiência física.
O encaminhamento médico apresenta um indicativo de número de sessões; no entanto, fica a critério da fisioterapeuta o número de sessões para alta fisioterapêutica, podendo ser aumentado ou diminuído, conforme a evolução do caso.
O servidor que receber atendimento se responsabiliza em comparecer nos dias e horários marcados, utilizando vestimenta adequada, conforme a orientação dada pela fisioterapeuta. A chefia do servidor será comunicada sobre os dias, horários e período de atendimento por meio de memorando eletrônico, caso seja necessário.
O servidor que injustificadamente faltar ao atendimento duas vezes seguidas perderá a vaga, caso haja outro servidor na lista de espera para atendimento.
É de responsabilidade do servidor o custeio de consultas médicas e exames.