Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 9 de Abril de 2019 às 16:58

Servidora da PROGES/UFOPA participa como delegada do 10º Congresso Regional de Psicologia em Belém-PA

9 de Abril de 2019 às 11:22

Nos dias 06 e 07 de abril, a psicóloga Milena Rodrigues da Poça, servidora lotada na PROGES participou como delegada do 10º Congresso Regional de Psicologia – COREP que ocorreu em Belém-PA. A psicóloga foi eleita delegada com outras (os) oito psicólogas (as) durante o Pré-COREP que ocorreu em Santarém-PA em 01 de fevereiro.

Os COREPs servem para apreciar, sistematizar e aprovar as propostas que irão para a etapa nacional do 10º Congresso Nacional de Psicologia – CNP. Também objetiva-se com a realização dos COREPs eleger as (os) delegadas (os) que participarão do 10º CNP que em 2019 terá como tema: O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais.

A etapa nacional ocorrerá em Brasília – DF no período de 30/05/2019 à 02/06/2019 e reunirá as (os) psicólogas (os) delegadas (os) de todo o Brasil, que foram eleitas (os) nos COREPs, Milena Poça está entre as eleitas, para representarem seus estados com as propostas elaboradas nas etapas anteriores. Neste evento serão aprovadas as diretrizes nacionais que nortearão as próximas gestões do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia.

O que é o Congresso Nacional de Psicologia-CNP?

O CNP – Congresso Nacional de Psicologia é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

O CNP não é um congresso científico acadêmico, mas espaço de discussão e transformação do funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia. É um processo amplo de debates, que se inicia bem perto de cada psicóloga, nos Conselhos Regionais, Subsedes ou Seções, com os Eventos Preparatórios, Pré-congressos (Pré-COREPs) e Congressos Regionais (COREPs).

Dessa forma, as discussões vão se acumulando e as (os) representantes – delegadas (os) – vão sendo eleitas (os) para levar adiante as posições debatidas.

Qual a importância da participação das (os) profissionais de Psicologia no CNP?

Nos anos recentes o Brasil tem presenciado fatos que ferem a Constituição Brasileira e ameaçam o Estado democrático de direitos. Nestes tempos precisamos falar, debater e propor diretrizes técnicas e ético-políticas de resistência considerando a história da psicologia em nosso País, trazendo ao nosso cotidiano as questões e os desafios que atravessam a interdependência entre psicologia e democracia, tais como o pensamento colonialista e os processos de estagnação que este condiciona.

O tema do 10º CNP é “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais” e convoca a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação neste contexto histórico, com vistas a propor as diretrizes para o próximo triênio (2019-2022). Em diálogo com a sociedade, com o Estado e com a categoria profissional, a Psicologia brasileira enquanto ciência e profissão tem demarcado, por meio de um projeto ético-político com o compromisso social, uma posição em defesa dos direitos sociais, dos direitos humanos, das políticas públicas, da pluralidade e da construção de subjetividades.
(Texto Orientador para os Eixos do 10º CNP https://www.crp-01.org.br/events/8334)