Ultima atualização em 19 de Julho de 2024 às 12:02

Proges divulga abertura de matrícula em Unidade de Educação Infantil em Santarém e abre cadastro para rastreamento de demanda

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, visando apoiar ações voltadas à permanência de estudantes mães e pais na Universidade, divulga abertura de matrícula em Unidade de Educação Infantil na Rede Municipal de Santarém.

Em parceria com a Unidade de Educação Infantil Perpétuo Socorro, a Ufopa, por meio da PROGES, divulga abertura de matrícula para o preenchimento de vagas no atendimento de dependentes de estudantes mães/pais regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação do Campus Santarém.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e distribuídas de acordo com a idade mínima para ingresso nas turmas ofertadas.

A matrícula deve ser realizada presencialmente no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Perpétuo Socorro, no período de 22 a 31 de julho de 2024, das 08:00h às 17:00h. O Cemei Liberdade fica localizado a 600 metros do Campus Tapajós, na rua Vinte e Quatro de Outubro, bairro Liberdade.

As vagas disponibilizadas serão preenchidas seguindo os critérios:

I. Crianças em situação de extrema vulnerabilidade social.
II. Crianças em situação de risco social ou pessoal (previsto no artigo 98 do Estatuto da Criança e do adolescente –Lei 8069/90).
III. Crianças que residem próximo à unidade e são beneficiárias do Programa Bolsa Família e/ou comprovem baixa renda familiar em até três salários mínimos mensal.
IV. Crianças que possuem irmãos já matriculados nos CEMEI’s e UMEI’s (Lei nº 13.845, de 2019).

Idade mínima para ingresso
A oferta de vagas e formação de turmas para o Educação Infantil (Berçário, Maternal e Pré-Escolar) obedecerá aos seguintes critérios idade mínima para ingresso:

I. Berçário II: 01 ano e 2 meses a 1 ano 11 meses.
II. Maternal I: 02 anos a 02 e 11 meses.
III. Maternal II: 03 anos a 03 anos e 11 meses.
IV. Pré-escolar I: de 04 (quatro) anos de idade.
V. Pré-escolar II: de 05 (cinco) anos de idade.

Obs.: As crianças estarão aptas a ingressar na Educação Infantil, desde que completem as idades citadas até 31 de março do ano em curso (2024).

Documentos Necessários
No ato da inscrição, para fins de cadastro às vagas disponibilizadas nos CEMEI’s e UMEI’s, o pai/responsável deverá apresentar os documentos abaixo:

I. Cópia da certidão de nascimento e original.
II. Cópia do documento com o Número de Identificação Social – NIS da criança.
III. Cópia do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
IV. Cópia do cartão de vacinação atualizado e original.
V. Cópia e original do extrato do Auxílio Brasil, atualizado.
VI. Cópia e original do comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis.
VII. Cópia do comprovante de residência atualizado.

As aulas iniciarão em 01 de agosto de 2024, sendo nos turnos integral ou parcial.

Visando a possibilidade de criação de novas turmas nesta e em mais unidades de Educação Infantil de outros municípios, onde há Campus da UFOPA, a Proges disponibiliza cadastro para as(os) estudantes mães/pais na Universidade preencherem e manifestarem interesse:
Formulário on-line

Para mais informações: Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas - DPEAA/Proges: Sala 151, térreo, BMT 2 ou pelo e-mail: dpeaa.proges@ufopa.edu.br

PROGES/UFOPA