Ultima atualização em 9 de Agosto de 2022 às 16:35
A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) foi criada em abril de 2014, e, nessa Pró-Reitoria, o Serviço Social ficou vinculado, até o ano de 2018, à Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), mais especificamente à Coordenação Psicossociopedagógica. No ano de 2019, houve uma reestruturação administrativa na Proges, quando a Coordenação Psicossociopedagógica foi extinta e os serviços que antes compunham essa coordenação, foram organizados em núcleos. Assim, passou a existir o Núcleo de Serviço Social (Nuses), que neste contexto, tornou-se uma subunidade administrativa vinculada à Diretoria de Acompanhamento Estudantil (DAE), constituído por servidores ocupantes do cargo de assistente social.
Na educação, a atuação das (dos) assistentes sociais está pautada em princípios éticos, tendo como direção social a educação transformadora e emancipatória, sendo, nessa perspectiva, a (o) estudante sujeito de direitos e protagonista das suas ações no processo de transformação da sua realidade.
Na Proges, o Nuses desenvolve ações e serviços com vistas a atender às demandas sociais das (dos) estudantes regularmente matriculados prioritariamente em cursos de graduação da Ufopa, contribuindo para o desenvolvimento e para a consolidação de políticas e ações de gestão e de assistência estudantil, com o objetivo de garantir condições necessárias para permanência da (do) estudante na Universidade, favorecendo seu desempenho acadêmico e sua diplomação, reduzindo, assim, a evasão e a retenção, em consonância com o disposto no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
São ações e serviços realizados pelo Núcleo:
Para mais informações sobre o Nuses, confira aqui a Portaria nº 16/PROGES/UFOPA, de 15 de setembro de 2020, que aprova as normas para o funcionamento, as ações e os serviços realizados pelo Núcleo de Serviço Social (NUSES/DAE/PROGES/UFOPA), e aqui a Portaria Nº 1/2022/PROGES/UFOPA, de 11 de janeiro de 2022, que regulamenta o atendimento social do Nuses por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto da pandemia do coronavírus (covid-19).
Os serviços são disponibilizados na Unidade Tapajós, Bloco Modular Tapajós II, Sala 150 A, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Assistentes Sociais que compõem a equipe:
Ivone Domingos e Silva
Maria Ivone Lima de Aguiar
Vanessa Rodrigues de Sousa
Contatos:
servicosocial.proges@gmail.com