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Ultima atualização em 11 de Agosto de 2022 às 16:33

Perguntas Frequentes

Quais ações/atividades são promovidas pelo Núcleo de Serviço Social (NUSES)? 
A assistência aos estudantes que estão em risco social inclui o acolhimento, orientações, entrevistas, visitas domiciliares e encaminhamento dos estudantes para atendimento de demandas específicas, no âmbito da universidade ou na rede socioassistencial pública. Essas demandas poderão ser encaminhadas pela comunidade universitária da UFOPA ou advirem de procura espontânea. Além disso, ações de caráter continuado são realizadas, como processos de avaliação socioeconômica, seleção de acadêmicos para recebimento de auxílios estudantis e verificação de denúncias. A avaliação socioeconômica pode, dependendo da especificidade do candidato, além da análise documental, compreender as etapas de entrevista e/ou visita domiciliar. O processo de emissão de parecer acerca de denúncias inclui entrevistas e realização de visitas domiciliares aos estudantes e a família.

Como solicitar os serviços do NUSES?

Atendimento Social:

Solicitação presencial: a (o) estudante poderá procurar a sala do Nuses, não sendo necessário um agendamento prévio;

Solicitação por formulário online: a (o) estudante poderá solicitar o atendimento preenchendo o formulário disponível na página da Proges, que pode ser acessado clicando aqui.

Por encaminhamento de outros serviços da Ufopa;

Demais serviços do Nuses (tais como: informações sobre auxílios e bolsas; orientação individual e/ou coletiva; atualização de informações da avaliação socioeconômica):

Quando a (o) estudante é a (o) solicitante, poderá preencher o formulário para solicitação de serviços, clicando aqui;

Quando a (o) solicitante pertence a outras unidades da Ufopa ou a órgãos externos à Instituição, a solicitação poderá ser realizada por meio de memorando eletrônico ou ofício.

O formulário para solicitação de serviços, poderá ser entregue diretamente no Nuses ou enviado para o e-mail nuses.proges@ufopa.edu.br, por sua vez, o memorando eletrônico ou ofício poderá ser encaminhado à Diretoria de Acompanhamento Estudantil (DAE), informando a necessidade do serviço a ser realizado pelo Nuses.

Em que consiste o atendimento social?

O atendimento é realizado por assistente social por meio de ações que compreendem acolhida, escuta, orientações e encaminhamentos, que convergem para atender à (ao) estudante em suas demandas, a fim de analisar e intervir em situações da sua realidade social que podem influenciar no desempenho acadêmico, na permanência na Universidade, bem como na sua qualidade de vida.

Quando buscar o atendimento social?

Quando o estudante vivenciar dificuldades que influenciam no seu desempenho acadêmico, na permanência na Universidade, bem como na sua qualidade de vida decorrentes de seu vínculo com a Instituição e/ou das relações familiares.  

Como acessar as bolsas e auxílios custeados com recursos do PNAES, na PROGES?

O estudante deverá, obrigatoriamente, ter comprovado sua situação de vulnerabilidade socioeconômica e se inscrever nos editais publicados com o fim de concessão de bolsas e auxílios.


Por que se submeter a avaliação socioeconômica?

A avaliação socioeconômica para comprovação da situação de vulnerabilidade social do estudante e da sua família possibilita o acesso aos programas e serviços que utilizam como critério de inclusão, a vulnerabilidade social.


Como é realizada  a avaliação socioeconômica?

A situação de vulnerabilidade social será comprovada a partir da coleta de informações em formulários eletrônicos disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA da UFOPA, e por meio de documentos.
A equipe de assistentes sociais do NUSES realizará análise documental, entrevista social e, quando necessário, visita ao local de residência do candidato aos serviços e benefícios do programa de assistência estudantil a fim de conhecer in loco a situação socioeconômica familiar declarada pelo candidato.
O NUSES poderá realizar, a qualquer tempo, revisão da avaliação socioeconômica, desde que haja denúncia ou suspeita de irregularidade nas informações declaradas.
Quais  documentos é preciso entregar para se inscrever no processo de avaliação socioeconômica?
O processo de inscrição é todo on-line através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. Sendo assim, os documentos deverão ser digitalizados para envio através do sistema. As orientações e lista de documentos obrigatórios serão descritas em instruções normativas e/ou editais. Para não incorrer em erros e ter sua solicitação indeferida, o estudante deve ler atentamente as orientações e enviar a documentação obrigatória, de acordo com seu grupo familiar, considerando que cada família apresenta suas peculiaridades e situações específicas.

Durante o processo de avaliação socioeconômica o estudante pode ser convocado para a entrega de documentação complementar? 

Sim.  O assistente social, caso julgar necessário, poderá fazer contato, solicitando documentação complementar e informando sobre seu respectivo prazo de entrega. A ausência da entrega de documentação complementar, quando for o caso, acarretará a exclusão do estudante do processo.

O que fazer em caso de alteração ou mudança na situação socioeconômica do estudante

O estudante deverá comunicar ao Núcleo de Serviço Social por meio do envio de formulário clicando aqui . Que poderá ser entregue diretamente na sala do Nuses ou enviado para o e-mail nuses.proges@ufopa.edu.br.