Ultima atualização em 7 de Novembro de 2019 às 16:26

1° Forum de Planejamento e Gestão da Ufopa

6 de Novembro de 2019 às 16:58

/media/file/site/proplan/imagens/2019/a880c29c9edd29cbc325af91105ae935_WfiVkNv.jpeg

Nos próximos dias 13 e 14 de novembro acontecerá o 1° Fórum de Planejamento e Gestão da Ufopa, que tem como objetivo principal trazer discussões sobre a melhoria da gestão na Universidade com o foco nos resultados institucionais. “O Fórum será um grande espaço de discussões sobre eficiência na gestão, agora que temos o nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), podemos saber exatamente onde queremos chegar, objetivos e resultados que pretendemos alcançar”, afirma Prof Hugo Diniz, reitor da Ufopa.

O Fórum terá uma programação composta por diversos painéis com facilitadores que debaterão temas, tais como, Governança, Riscos, Relatório de Gestão, Planejamento Estratégico, Tático e o novo Plano de Gestão Orçamentária, que agora passará a ter os objetivos estratégicos da Ufopa como parâmetros para sua elaboração. Além destes temas, o Fórum contará com a palestra de Abertura “A Gestão Estratégica na nova Administração Pública” que será realizada pelo servidor do Ministério Público da União e colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Márcio Lima Medeiros, atual Diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT).

O planejamento de compras e aquisições também será debatido. Segundo a Vice-reitora Aldenize Xavier, “a Ufopa precisa evoluir em seus processos que permitam uma execução orçamentária eficiente, dentro do que as unidades necessitam de fato. Um exemplo é a compra de equipamentos desalinhados com os espaços físicos e demais condições de instalação. É normal termos equipamentos encaixotados. Isso é um problema de gestão, precisamos ter uma política de aquisição que reflita nossa estratégia e que permeia toda a Universidade". No Fórum, os dirigentes das unidades poderão apresentar suas demandas de aquisição de equipamentos. “A ideia é que os equipamentos contribuam para que as unidades possam ter uma entrega importante para a comunidade, já temos boas expectativas como a Farmácia Escola, do Isco e o Conecta Ufopa do CTIC", ressaltou Xavier.

Com o Fórum de Planejamento e Gestão pretende-se instituir permanentemente um espaço para o debate sobre estratégia institucional. Segundo o Pró-reitor de Planejamento Rogério Cruz, “a comunidade acadêmica e sociedade em geral tem na Ufopa grandes expectativas, precisamos seguir o mapa estratégico elaborado, com a nossa rota para 2023. Precisamos fomentar e fortalecer nossas competências essenciais, respeitando as vocações de cada unidade. Conseguimos elaborar um bom planejamento estratégico com missão e visão de futuro, fundamentados por nossos valores e 16 objetivos estratégicos que nos permitirá ter maior controle sobre nossas ações para aperfeiçoá-las sempre que possível. O Fórum será mais um espaço para que isso aconteça. Precisamos de diálogo e muita ação. A comunidade acadêmica e o Oeste do Pará anseiam por essa evolução”, finaliza Cruz.

O 1º Fórum de Planejamento e Gestão faz parte das comemorações dos 10 anos da Ufopa e será realizado na sala H305 do Campus Rondon. O público-alvo serão os dirigentes de unidades, bem como seus diretores, coordenadores, administradores e demais servidores que atuem ou que tenham interesse nas áreas relacionadas aos temas a serem tratados no evento.

Informações: Proplan/ Ufopa