Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2020 às 17:25

5 bolsistas Pibic/Pitibi CNPq são indicados para participação no Prêmio Destaque CNPq 2020

28 de Fevereiro de 2020 às 14:33

De acordo com o regulamento do 17º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – 2019 cabe às Instituições de Ensino e Pesquisa a indicação de até 6 bolsistas dos Programas PIBIC CNPq e PIBITI CNPq para concorrência em nível nacional em três grandes áreas: “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias” , “Ciências da Vida” e “Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes”.

Portanto, apenas bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, do CNPq, que atuaram no período de vigência de 1 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019, podem concorrer.

Conforme orientação do regulamento, a Diretoria de Pesquisa da Ufopa realizou a seleção dos trabalhos a serem indicados obedecendo aos seguintes critérios:

1)    Separou os alunos PIBIC e PIBIC AF CNPq em uma lista para concorrerem na Categoria Bolsista de Iniciação Científica; e então, os alunos PIBITI CNPq em outra lista para concorrerem na Categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica.

2)    Conferiu as áreas do conhecimento com as quais os trabalhos foram submetidos à Jornada Acadêmica e em seguida agrupou as devidas áreas de conhecimento às Grandes Áreas estabelecidas no Regulamento do Prêmio.

3)    Para cada categoria (PIBIC e PIBITI) foram consideradas a maior nota obtida das avaliações para cada Plano de Trabalho. Extraindo-se os trabalhos com maior nota equivalente a 10.

4)    No caso de empate de maior nota, para trabalhos de uma mesma "grande área", foi adotado o critério da média entre a soma das notas dos avaliadores, para obtenção da maior média final entre as notas.

Os alunos indicados são:

Categoria PIBIC:

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: discente Yasmin Braga Teixeira, orientada pelo Prof. Anderson Alvarenga de Moura Menezes com o trabalho: “Validação de sensores para monitoramento de consumo de energia elétrica com plataformas abertas de desenvolvimento”.

- Ciências da Vida: discente Walter Lucas Corrêa Santana, orientado pela Profa. Rosa Helena Veras Mourão, com o trabalho “Óleos essenciais como inibidores da acetilcolinesterase”.

- Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: discente Valentina Calado Pompermayer, orientada pela Profa. Luciana Gonçalves de Carvalho, com o trabalho “Mineração em assentamento agroextrativista: etnografia de um conflito no PAE Lago Grande”.

Categoria PIBITI:

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: discente Jorge Luiz Figueira da Silva Junior, orientado pelo Prof. Fábio Manoel França Lobato, com o trabalho: “Desenvolvimento de estratégias para fusão de dados em Sistemas de Social CRM”.

-  Ciências da Vida: discente Juliana Maria dos Santos Ribeiro, orientada pelo Prof. Thalis Ferreira dos Santos, com o trabalho: “CINÉTICA DE CRESCIMENTO E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Lactobacillus plantarum Lp62 FRENTE À Gardnerella vaginalis”.

- Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: Não houve bolsistas PIBITI nesta categoria.

REGULAMENTO disponível aqui