Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 22 de Outubro de 2020 às 14:43

Carta da Amazônia 2020 é lançada após reunião entre Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte e Amazônia Legal

22 de Outubro de 2020 às 14:43

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) informa à comunidade acadêmica que nos dias 14, 15 e 16 de outubro do presente ano ocorreu a reunião entre os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa da Região Norte e Amazônia Legal (IES/IP-N/AL), em formato virtual. A partir deste evento, foi gerada a Carta da Amazônia 2020, documento que apresenta a manifestação de movimentos e ações consideradas indispensáveis com vistas à ampliação do processo de inclusão regional no desenvolvimento de pesquisas científicas e pós-graduação.

Segundo a Carta, considera-se de urgência a construção de uma política estruturante, direcionada à criação e à melhoria da qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação nas diversas áreas do conhecimento, "para além da necessidade de expansão da formação e FÓRUM NACIONAL DE PRÓREITORES DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO DAS IES BRASILEIRAS – FOPROP REGIONAL NORTE-AMAZÔNIA LEGAL FOPROP fixação de doutores para a Amazônia, que vise a incorporação da região ao processo de desenvolvimento do país".

Desse modo, o referido documento estabelece objetivamente que pelo menos sete programas devem ser estruturados de forma emergencial, "com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento da Pesquisa e Pós-Graduação na Amazônia Legal para os próximos 10 anos", a saber:

1. Programa para Formação de Doutores das IES da Amazônia Legal a) Na relação de parcerias interinstitucionais (DINTER) b) Na formação individual, fora da sede das IES

2. Programa para Atração de Pesquisadores Sênior Estrangeiros para IES da Amazônia Legal

3. Programa de Internacionalização dos PPGs da Amazônia Legal, para os PPGs com nota igual ou superior a 4.

4. Programa de Ações Afirmativas para Formação de Indígenas e Povos Tradicionais da Amazônia Legal

5. Programa Bolsa Produtividade para Pesquisadores da Amazônia Legal – de projetos aprovados por mérito, junto ao CNPq, não contemplados com bolsas.

6. Programa para Fixação de Doutores na Amazônia Legal

7. Programas de apoio à infraestrutura de Pesquisa para Amazônia Legal.

Informamos ainda que a Carta será encaminhada pelo Fórum de Pró-reitores (FOPROP- Norte) ao CNPq, Capes, Finep e FAPs da Região Norte. Sendo de responsabilidade desta Instituição de Ensino Superior o envio do presente documento como sugestões e propostas pretendidas para nossa Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESPA), neste dia 20 de outubro a referida Carta foi encaminhada, a fim que a Fundação também esteja ciente e possa levar em consideração em suas futuras ações de fomento as possibilidades de atendimento em ações diretas ou indiretas às demandas de formação em pesquisa no estado do Pará.

Link para o documento.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) 22/10/2020