Ultima atualização em 19 de Junho de 2024 às 09:12

Recepção de Calouros do Instituto de Saúde Coletiva: Visita à UBSF Abaré para Conhecimento da Estrutura e Serviços

No dia 18 de junho de 2024, os calouros do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), dos cursos de Farmácia e Saúde Coletiva, realizaram uma visita à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Abaré. A atividade teve como objetivo proporcionar aos novos alunos um entendimento prático da estrutura e dos serviços oferecidos pela UBSF Abaré.

Durante a visita, os calouros tiveram a oportunidade de conhecer as diversas dependências da unidade, incluindo salas de atendimento, farmácia, laboratório, áreas de triagem, consultórios médicos e odontológicos. A apoiadora de gestão, Jacqueline Miranda, explicou detalhadamente o funcionamento dos serviços de atenção básica à saúde, destacando a importância do acolhimento e do cuidado integral à comunidade.

Os alunos foram apresentados aos principais programas de saúde desenvolvidos na unidade, como o atendimento a gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas. Além disso, puderam observar de perto a dinâmica das equipes multidisciplinares, compostas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e agentes comunitários de saúde.

A visita foi uma oportunidade valiosa para os calouros compreenderem a relevância da integração entre teoria e prática no campo da saúde coletiva e da farmácia, além de fortalecerem seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da população.

/media/file/site/ridh/imagens/2024/399adc10966d2e988f13939046f4e5f1.jpg

Foto: Calouros conhecendo as dependencias do Navio Abaré.

Fonte: Bolsista Abaré/RIDH

Navio Hospital Escola ABARÉ