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Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 1 de Dezembro de 2023 às 08:28

ASIE/Ufopa promove cursos da Ação Saberes Indígenas na Escola em Santarém


Ação foi voltada a professores indígenas do Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns.

Terminou ontem, 30, o curso oferecido pela Ufopa no âmbito da Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). O Núcleo ASIE/Ufopa, vinculado ao Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), promoveu em Santarém a formação de professores indígenas do Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns.

O curso foi realizado de 27 a 30 de novembro, com aulas de manhã e à tarde, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na Unidade Tapajós. A programação abrangeu “Alfabetização científica”, “Legislações da Educação Escolar”, “Numeramento” e “Letramento/ensino de línguas”.

A aula inaugural do ASIE/Ufopa, com participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, foi ministrada dia 29 pelos professores Margareth Maytapu, Graça Tapajós, Sandra Maria Jaraqui, Hélia Kunaruara, Elias Munduruku e Lourdes Arapiun; cerca de 60 professores indígenas da região Tapajós-Arapiuns estiveram presentes.

 

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Aula inaugural do ASIE/Ufopa, 29/11/2023.
Foto: Raimundo Valdomiro de Sousa (IFII).

 

As atividades de ontem tiveram em sua programação o lançamento do livro “Isso tudo é encantado”, de Florêncio Almeida Vaz Filho e Luciana Gonçalves de Carvalho.

Mais informações AQUI sobre a programação do evento.

Sobre o Núcleo ASIE/Ufopa – A Ação Saberes Indígenas na Escola integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013. Vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), a ação é regulamentada pela Portaria nº 98, de 6 de dezembro de 2013, que tem como objetivo promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e a produção de material didático e paradidático.

A formação continuada e a produção de material didático devem seguir os seguintes eixos:

  • Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua;

  • Letramento e numeramento em língua portuguesa como segunda língua;

  • Letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional;

  • Conhecimentos e saberes indígenas;

  • Artes verbais indígenas;

  • Alfabetização científica;

  • História e geografia dos povos indígenas;

  • Etnomatemática.

Em 2023, sob coordenação geral da Profa. Marília Leite, do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), a Ufopa aderiu ao Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, sendo a primeira universidade federal do estado do Pará a possuir um núcleo. A instalação no núcleo foi possível após esforços do movimento indígena do Oeste do Pará e da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.

Em parceria com as secretarias municipais de educação dos municípios de Santarém, Itaituba e Oriximiná, nesta primeira edição, o Plano de trabalho aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de ofertar curso de formação continuada a 90 professores indígenas e 9 orientadores de estudos dos três territórios etnoeducacionais (Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns, Território Etnoeducacional Munduruku e Território Etnoeducacional Ixamná) abrangidos pela Ufopa. A carga horária prevista é de 180 horas-aulas para os professores alfabetizadores e 200 horas-aulas para os orientadores de estudos.

Em Santarém o Núcleo ASIE/Ufopa possui uma sala administrativa funcionando na Unidade Tapajós, BMT II, sala 333-C.

Comunicação/Ufopa
30/11/2023, atualizado em 01/12/2023

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