Ultima atualização em 7 de Outubro de 2024 às 14:04
ICTA Itinerante leva informações e conhecimento científico a futuros universitários
Com o objetivo de buscar novos alunos e divulgar as ações da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em especial aquelas realizadas pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), será realizada no próximo dia 8 de outubro (terça-feira) mais uma atividade do projeto “ICTA, um instituto itinerante – de dentro da universidade para a comunidade/sociedade", na escola Jader Barbalho, no bairro de Jaderlândia, em Santarém (PA). Estão previstas ainda ações no Rio Tapajós Shopping (30/10) e na Escola Técnica do Pará (EETEPA), no dia 29 de outubro.
Ainda neste ano, as ações do ICTA Itinerante chegarão a outras escolas em diferentes bairros da cidade de Santarém e de cidades do entorno, como Mojuí dos Campos, distante 30 quilômetros de Santarém. O público prioritário do projeto são as turmas do ensino médio, principalmente as do terceiro ano, uma vez que estão às vésperas de ingressar no ensino superior. O projeto pretende alcançar esses futuros universitários.
Levar a Ufopa às turmas do ensino médio – A ideia surgiu da necessidade de divulgar os cursos de graduação para além dos muros da universidade, informou a diretora do ICTA, Profa. Dra. Yngléa Goch: “Nosso objetivo é alcançar os alunos das escolas mais distantes da área de concentração da universidade para levar conhecimento, ciência e informação sobre oportunidades e formas de ingresso na universidade”. E completou: “Por incrível que pareça, muitas pessoas pensam que a Ufopa é particular”, o que significaria ter que pagar mensalidades para frequentar.
A diretora informa ainda que, além de levar ações da Ufopa até as escolas de ensino médio, o projeto tem outro objetivo: "A segunda parte do projeto consiste em trazer os alunos finalistas para conhecer os laboratórios da universidade, de forma a mostrar os espaços da universidade, além de inspirar os futuros acadêmicos”, completa.
Projeto ICTA Itinerante – O objetivo é “divulgar nossa universidade para a sociedade, divulgar os cursos do ICTA, além de estreitar a relação entre universidade e sociedade, promovendo a interação e a troca de experiências dos universitários com os alunos do ensino médio”. Para a diretora, essa é uma forma de mostrar aos alunos do ensino médio as oportunidades de estudar em uma universidade pública e gratuita, bem como mostrar as oportunidades e as possibilidades de estudo e do mercado de trabalho de cada um dos cursos que são ofertados pelo ICTA. Além dos acadêmicos representantes dos cursos e laboratórios do ICTA, participam também dessas ações a Atlética Aquarya e a empresa Esam Júnior.
No mês de fevereiro deste ano, as ações ocorreram às sextas-feiras, nos espaços públicos da cidade, e se intensificaram no mês de inscrições do Processo Seletivo Regular (PSR), principalmente no Parque da Cidade, na praça Anísio Chaves, na orla da cidade, na praça Tiradentes. “Nessas ações, tivemos a participação de discentes, docentes e técnicos do ICTA”, comemorou.
As ações do projeto iniciaram-se pelas comunidades mais distantes da sede da Ufopa em Santarém, como a comunidade de São José, no Planalto Santareno, localizada a 19 quilômetros da cidade; a vila balneária de Alter do Chão e a cidade de Belterra também já receberam ações do projeto ICTA Itinerante.
“Vale ressaltar que, além da divulgação dos cursos do ICTA, um dos objetivos implícitos do projeto é a integração entre os acadêmicos de diversos cursos da Ufopa. Além do ICTA, temos discentes do Instituto de Ciências da Sociedade (Iced), do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e técnicos das três coordenações: Administrativa, Técnica e Acadêmica, além de docentes”.
E o projeto já começa a render resultados positivos: “Um dos resultados positivos dessas ações de divulgação foi a procura pelo curso de bacharelado em Biologia, que teve um número histórico de inscritos, mais de 50 interessados, neste ano. Esperamos que no decorrer das ações consigamos mais inscritos nos outros cursos, não só do ICTA, mas da Ufopa como um todo”.
Sobre a Ufopa é bom saber – A Universidade Federal do Oeste do Pará completa 15 anos em 2024. Atualmente oferta 47 cursos de graduação na modalidade de licenciatura e bacharelado por meio de sete institutos temáticos, e em breve novos cursos serão ofertados, como o de Medicina. O acesso a todos os cursos se dá anualmente, através do Processo Seletivo Regular (PSR) e dos Especiais, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tanto a inscrição nos processos seletivos quanto a frequência nos cursos da Ufopa são gratuitas. Os editais de seleção de novos alunos são amplamente divulgados no portal oficial da Ufopa e nas redes sociais digitais da universidade.
Comunicação/Ufopa
02/10/2024