Ultima atualização em 26 de Janeiro de 2024 às 16:40
Visita colheu impressões do impacto dos cursos da Ufopa na comunidade.
No dia 23 de janeiro de 2024, um grupo de servidores da Ufopa esteve na comunidade quilombola Bom Jardim, localizada em Santarém. A equipe, formada por professores e técnicos do Instituto de Ciências da Educação (Iced), visitou a Escola São Pedro, sediada naquela comunidade, e participou de uma mesa-redonda com o tema “Impactos dos cursos da Ufopa nos discentes de comunidades quilombolas: avanços e perspectivas”.
A mesa foi composta pelo professor Joilson Vasconcelos dos Santos, presidente da comunidade quilombola Bom Jardim; Isabel Santos, aluna do curso de Letras da Ufopa; e Mário Augusto Pantoja de Sousa, presidente da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS).
Mário Augusto Pantoja de Sousa relatou como, ao longo de décadas, deu-se o processo de negociação para que políticas públicas educacionais fossem implementadas nas comunidades quilombolas de Santarém. Isabel Santos, nascida em Bom Jardim, relatou suas experiências pessoais como aluna de origem quilombola dentro da universidade, sua convivência com outros discentes e docentes e seus enfrentamentos na realidade da vida acadêmica.
Por último, Joilson Vasconcelos dos Santos, egresso da licenciatura em História e Geografia (Parfor/Ufopa) e atual aluno do mestrado em Educação da Ufopa, além de nascido naquela comunidade e também professor nela, falou sobre as políticas atuais e suas perspectivas para os alunos quilombolas; acrescentou que há dificuldades a ser superadas, pois mesmo com o acesso, outro grande desafio é a permanência no espaço universitário devido a questões econômicas e sociais.
A visita à comunidade Bom Jardim é parte de uma ação com intuito de fornecer formação aos servidores; a visita seguinte será a uma comunidade indígena. A direção do Iced busca, a partir dessas visitas, oferecer formação continuada a docentes e técnicos, na perspectiva de que os servidores atuem, dentro da universidade, munidos de reflexões e conhecimento sobre a realidade dos alunos oriundos dessas comunidades. A diversidade pode impactar diretamente a atuação e o atendimento prestados a esses alunos, de modo que essa iniciativa favorece o acesso e a permanência dos alunos, além de uma formação que agregue e respeite o conhecimento que vem de outras realidades.
Comunicação/Ufopa, com informações do Iced
26/01/2024
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