Ultima atualização em 19 de Setembro de 2023 às 18:17
725 trabalhos acadêmicos foram apresentados durante os cinco dias de evento.
Maior evento científico da região Oeste do Pará, a Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu, em sua décima primeira edição, ocorrida de 11 a 15 de setembro de 2023 em Santarém (PA), mais de dez mil participantes inscritos, incluindo estudantes, professores e técnicos da sede, polos e demais campi regionais. Durante cinco dias, foram apresentados 725 trabalhos aprovados, distribuídos em quatro subeventos: XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, X Seminário de Pós-Graduação, X Seminário de Graduação e VIII Salão de Extensão.
“Esse evento mostrou o quão pulsante está a universidade, o quão efervescentes são os nossos trabalhos de pesquisa, de iniciação científica e de projetos de extensão. Todos que participaram tanto das exposições de extensão, quanto de graduação e de pesquisa, puderam perceber que a nossa instituição está pequena para o tamanho da nossa grandiosidade. Isso é bom porque nos impulsiona a crescer”, afirmou a reitora Aldenize Xavier durante o encerramento oficial da Jornada, na tarde da última sexta-feira, dia 15.
Na ocasião, os melhores trabalhos acadêmicos de cada subevento receberam diploma de menção honrosa das mãos das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Kátia Correa; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Kelly Castro; e da Cultura, Comunidade e Extensão, Ediene Pena Ferreira. Confira a relação dos melhores trabalhos da XI Jornada Acadêmica:
Extensão – Foram 120 trabalhos aprovados, sendo 53 no âmbito da educação, 36 do meio ambiente, 13 da tecnologia e produção, oito dos direitos humanos e justiça, três sobre o mercado de trabalho, três sobre comunicação, dois sobre cultura e dois sobre saúde. Desse total, 108 trabalhos foram apresentados no VIII Salão de Extensão, que teve um público de 1.250 visitantes que assinaram a frequência.
“A extensão é a comunicação da universidade com as comunidades. A universidade está inserida no contexto amazônico, que é muito importante, diverso e complexo. E os trabalhos de extensão, capitaneados pelos professores, mostram essa comunicação por meio da apresentação de soluções para os problemas, detectados pelos professores e alunos, para essas comunidades em todos os níveis: educação, meio ambiente, tecnologia, direitos humanos, comunicação, cultura e saúde. A extensão é importante porque faz com que a universidade se comunique com a comunidade na qual a própria universidade está inserida”, explica o diretor de Extensão da Ufopa, Roberto Paiva.
Graduação – Do total de 317 trabalhos submetidos, 294 foram aprovados para apresentação no X Seminário de Graduação, que teve 955 alunos inscritos. “Foi um recorde de submissão no Seminário de Graduação. Trabalhos de muita qualidade, competência e maturidade”, comemora a diretora de Ensino da Ufopa, Jéssica Lopes. “O compromisso social do Seminário de Graduação é dar conta da socialização das produções no ensino de graduação”.
“Os trabalhos do Seminário de Graduação são advindos dos nossos projetos institucionais, como as bolsas de iniciação à docência e a residência pedagógica, além dos trabalhos de ensino de graduação que são produzidos ao longo das disciplinas de graduação, nas aulas práticas, de laboratório, de campo. São trabalhos advindos de atividades do processo de ensino-aprendizagem, tão importante para o crescimento dos 44 cursos de graduação da Ufopa”, explica a pró-reitora de Ensino de Graduação, Kátia Correa. “Este foi o ano que tivemos um maior número de trabalhos dos campi regionais: 83”.
Iniciação Científica – O XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica contou com 221 trabalhos avaliados, sendo 73 das Ciências Agrárias, 36 das Ciências Biológicas, 25 das Ciências Extas e da Terra, 23 das Ciências Humanas, 22 das Engenharias, 17 das Ciências da Saúde, 13 das Ciências Sociais e três de Letras, Línguas e Artes. Foram 118 avaliadores, sendo nove externos.
“Tivemos a presença de nove avaliadores externos, bolsistas de produtividade do CNPq de diversas áreas que colaboraram com as avaliações, com o feedback da Jornada, o que precisa melhorar nos programas institucionais de bolsas de iniciação científica (Pibic) e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti), o que se precisa modificar em cada um dos formatos que apresentamos aqui”, afirma o diretor de Pesquisa da Ufopa, Bruno Batista, que presidiu a Jornada deste ano.
Pós-graduação – “A Jornada Acadêmica é um momento crucial dentro da nossa comunidade, e, mais uma vez, tivemos a honra de estarmos inseridos na sua programação”, afirmou a diretora de Pós-Graduação em exercício da Ufopa, Daniela Bianchi. Em sua décima edição, o Seminário de Pós-Graduação teve 100 submissões de trabalhos e 613 inscritos. “Podemos ver uma variedade de trabalhos expostos, de acordo com os avaliadores, trabalhos de qualidade, muito bem explicados”.
Durante a solenidade de encerramento, Bianchi ressaltou a importância do papel da pós-graduação dentro da universidade. “A maioria da pesquisa da universidade envolve a pós-graduação. É ali que nasce a ciência de ponta que beneficia, que forma recursos humanos especializados daqui da região. Podemos ver os egressos da pós-graduação da Ufopa em diversos locais e isso é motivo de orgulho pra gente”.
Comunicação/Ufopa
Fotos: Déa Alho
19/09/203