Ultima atualização em 28 de Julho de 2021 às 17:21

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 28/2021 – 28 de julho a 3 de agosto de 2021

Consulta on-line para atribuir nome ao Espaço de Formação Cultural da Ufopa segue até dia 30

Personalidades da região do Oeste paraense, que contribuíram para cena da cultura local, estão entre os nomes candidatos na votação. A cerimônia de inauguração do Espaço está prevista para o dia 6 de agosto.

Criado Núcleo de Práticas Restaurativas na Ufopa

O Núcleo tem, entre seus objetivos, atuar de forma preventiva, pedagógica e restaurativa em casos de conflitos relacionais e interpessoais envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação da Ufopa, além de direcionar a aplicação do método restaurativo nos casos pré-selecionados de conflitos envolvendo estudantes da Universidade.

Diretoria de Pesquisa divulga resultado final atualizado de edital de bolsas

No resultado do edital 02/2021-Proppit, relativo à concorrência por bolsas de iniciação científica e de iniciação tecnológica, foram atribuídas 166 cotas de bolsa para 168 planos de trabalho. O aditivo II prevê orientações adicionais sobre requisitos das modalidades de bolsa, processos seletivos de bolsistas e voluntários e procedimentos para implementação, substituição e desligamento.

Abertas inscrições para o II Torneio On-line de Xadrez 2021

As inscrições, com vagas limitadas, devem ser realizadas até o dia 2 de agosto. O evento ocorrerá no dia 6 de agosto de 2021, às 14h30, via plataforma Lichess. No xadrez blitz, o tempo das jogadas é menor que o normalmente utilizado em competições clássicas. No torneio, o tempo de reflexão será de 5 minutos, com 3 segundos de acréscimo.

Abaré é destaque na imprensa alemã

Uma reportagem de quase 10 minutos sobre os atendimentos hospitalares do navio-hospital-escola Abaré, gravada durante a expedição realizada de 15 a 24 de junho de 2021, foi destaque na rede pública de televisão alemã. A matéria pode ser vista pela Internet.

Projeto produz vídeo educativo sobre nutrientes dos alimentos e importância para a saúde

Elaborado pelo projeto de extensão “Átomos e moléculas sobre a mesa, a química dos alimentos”, o vídeo de 34 minutos mostra que o caminho da alimentação adequada pode ser utilizado como um caminho para a saúde plena, chamando atenção para a importância de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais e as principais doenças associadas à carência e excesso desses nutrientes.

Agricultores assentados de reforma agrária fornecem alimentação escolar em Alenquer

Dezoito agricultores familiares dos assentamentos Paraíso, Quilombola Pacoval e Curumu fornecerão alimentos às escolas municipais de Alenquer. Eles foram contemplados na chamada pública do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e contam com a assessoria técnica, desde 2018, da Incubadora de Economia Solidária da Amazônia (Iecosam), projeto de extensão da Ufopa.

Quilombo do Pacoval em Alenquer será beneficiado com projeto aprovado em edital da Ufopa/TNC

O objetivo do projeto é estruturar as cadeias extrativistas de cumaru, copaíba e castanha-do-pará no quilombo do Pacoval, em parceria com a Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval de Alenquer (ACONQUIPAL), propiciando agregação de valor aos produtos da floresta, geração de renda e conservação da sociobiodiversidade.

Professor da Ufopa é palestrante convidado no 3º Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior

O professor Leandro Cazula participa da mesa de abertura “Grupos Universitários em cena: desenvolvimento de projetos alinhados às políticas culturais nas Ipes”, transmitido pelo YouTube da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no dia 3 de agosto, às 14h15.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255