A proposta havia sido submetida a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Edital nº 0XX/2013, em novembro de 2013. O resultado da aprovação foi comunicado pelo Ofício Circular nº 02/2014 da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB).
O projeto tem como título “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação”. Será desenvolvido por um período de quatro anos, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e a Universidade Federal de Rondônia/UNIR, com recursos provenientes do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica/PROCAD
O Comitê Científico recomendou o projeto considerando sua relevância para a formação qualificada de docentes e pesquisadores na Amazônia. O PROCAD apoia projetos conjuntos de ensino e pesquisa que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar, a mobilidade docente e discente, atendendo ao disposto no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, o qual prevê ações que visem à diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG.
A pesquisa será desenvolvida por docentes e discentes dos Programas de Pós Graduação em Educação/PPGE da UNICAMP, UFOPA e UNIR, coordenada pelos professores doutores Debora Jeffrey/UNICAMP, Lília Colares/UFOPA, e Antônio Carlos Maciel/UNIR, e suas atividades constam de: levantamento e sistematização das experiências pedagógicas em educação integral na região Amazônica, tendo por base os Estados de Rondônia, Pará e Amazonas, seguida de análise dos impactos dessas experiências educacionais na realidade amazônica. Espera-se como resultado que as Universidades parceiras aprimorem o atendimento melhorando a qualidade do ensino na Região Amazônica, além de subsidiar ações no campo das políticas públicas com vistas a minimizar as disparidades regionais.
Profª. Drª. Lília Imbiriba Colares
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA