Criado em 19 de Fevereiro de 2024 às 19:04

Ufopa é selecionada para compor a Rede Profiap

19 de Fevereiro de 2024 às 19:04

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) acaba de ser selecionada para compor, como universidade associada, o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Rede Profiap. O curso Stricto sensu é ofertado nacionalmente e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
A Ufopa participou da Chamada por meio do envio de proposta de adesão ao Edital 017/2023 - Expansão da Rede de Instituições Associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP.
O curso, em formato semipresencial, está organizado na área de concentração de Administração Pública e se desdobra em duas Linhas de Atuação: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações.
O processo seletivo e quantidade de vagas serão determinados posteriormente, junto à coordenação nacional responsável pela rede, visando assegurar uma distribuição equitativa de recursos e criar um ambiente propício ao aprendizado e à pesquisa.
Na Ufopa, o curso funcionará com turmas multicampi devido ao núcleo permanente de docentes ser composto por docentes lotados tanto em Santarém quanto em Alenquer, sendo que a sede administrativa do curso será no campus de Alenquer.
A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa, profa. Kelly Castro, conta que, com a inserção da Ufopa na rede Profiap, a pós-graduação da instituição já cresceu 25% nos últimos dois anos, o que consequentemente oportunizará novas vagas para a formação de recursos humanos qualificados de agentes públicos, municipais, estaduais e federais da Região. Outro diferencial consiste em este ser o primeiro curso de pós-graduação com lócus em uma unidade multicampi, estimulando a expansão da pós-graduação para as unidades fora de sede. Esta foi uma ação coletiva entre Reitoria, Proppit e Unidades multicampi, o que direciona para a ampliação de sua pós-graduação para atender a sociedade e setores públicos da Região Oeste do Pará. “Com o mestrado profissional em administração pública na Ufopa, isto impulsionará pesquisas voltadas para políticas públicas, potencializará serviços, processos e produtos que contribuirão para a construção de ambientes produtivos e eficazes no contexto da administração pública”, ela acrescenta.

A reitora parabenizou a Proppit pela condução do projeto e a todos os docentes que estiveram envolvidos na construção da proposta inovadora de adesão da Ufopa à Expansão da Rede Profiap.

Acesse a publicação do resultado final aqui: https://profiap.org.br/editais/#editais-2023

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 19/02/2024