Criado em 13 de Dezembro de 2022 às 12:15

Nota do Consun sobre cortes na Educação

13 de Dezembro de 2022 às 12:15

APAGÃO DA EDUCAÇÃO

Os cortes na educação sofridos pelas Universidades no “apagar das luzes” demonstraram mais uma vez a covardia sem precedente do governo atual no contexto da educação. E essa ação incide diretamente na não continuidade dos planos e sonhos para conquistar uma condição de vida cidadã e feliz.

Não é novidade para ninguém que tenha um mínimo de bom senso de que a educação é necessária para garantir o desenvolvimento e progresso da sociedade, logo, é também, condição imprescindível no construto de caminhos para alicerçar um chão à luz de um bem-viver, onde os direitos cidadãos dos sujeitos sejam respeitados e, aqui, fazemos destaque ao direito de se ter uma educação pública e de qualidade na Amazônia.

Nós, membros do Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste do Pará, vimos expressar nossa indignação contra tal ato atroz advindas das mãos insanas do governo federal que por ora governa a nação brasileira, assim como, afirmamos que nosso poder de luta não declinará e continuaremos sendo resistência diante de tudo aquilo que atente contra a dignidade humana.

Assim solicitamos à comissão de transição do próximo governo que, junto conosco, ajude a pensar caminhos para o nosso funcionamento até o mês de janeiro de 2023, em especial para pagamento de terceirizados, bolsas e auxílios estudantis, visto que é para muitos a única fonte de renda.