Ultima atualização em 8 de Maio de 2019 às 14:52

Campanha de Vacinação contra Gripe na Ufopa - 2019

26 de Abril de 2019 às 09:45

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida - DSQV, realizará a programação: “Campanha de Vacinação contra Gripe na Ufopa”, em conformidade com a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza - ano 2019.
A programação na instituição estará disponível para nossa comunidade universitária (docentes, técnicos e acadêmicos), que se enquadrem nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Os grupos prioritários estabelecidos são: gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); professores; trabalhadores de saúde; indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT's)/condições clínicas especiais (transplantados, imunossuprimidos, portadores de trissomias e etc.).

Segundo o Ministério da Saúde, é obrigatório aos indivíduos com DCNT's e condições clinicas especiais a apresentação da prescrição médica. Para maiores informações, acesse a o Informe Técnico da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

Programação: “Campanha de Vacinação contra Gripe na Ufopa”

Data: 10/05/2019.

Horário: 9h00-15h00*  (*A programação pode terminar antes ou depois do horário previsto, a depender da procura e disponibilidade dos imubiológicos e insumos necessários para vacinação).

Local: Auditório Pérola - Unidade Amazônia.

A vacina é uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe!

Participe!    #Ufopa10anos

Outras informações:

Por que há um grupo prioritário a ser vacinado contra gripe?
A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão, e que pode causar complicações graves e até levar à morte, principalmente grupos mais vulneráveis, como: idosos e pessoas com doenças crônicas, portanto, aqueles que estão mais expostos à infecção e suas possíveis complicações, são considerados prioritários.

Como é composta a vacina e quais as contra-indicações?
É composta por antígenos de três tipos de cepas de vírus influenza, sendo duas de influenza A: H1N1; H3N2; e uma linhagem de influenza B.  É uma vacina inativada, portanto, incapaz de provocar a doença, e as contra-indicações são:pessoas com história de reação anafilática prévia, em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave, relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Além da vacinação, existe outras medidas preventivas?
Sim. É importante:

• Lavar sempre as mãos, com água e sabão, antes da alimentação, e evite tocar mucosas de nariz, olhos, e boca;
  • Não compartilhar utensílios de uso pessoal (como toalhas, copos, talheres e travesseiros);
  • Utilizar lenço descartável  para higiene nasal, e higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Evitar sair de casa até 7 dias após o início dos sintomas, para evitar a disseminação da doença;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, entre outros.

Referência:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Gripe (influenza): causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Brasília: MS, 2019. Disponível em: <<http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe>>. Acesso em: 10 de abr.2019

Atualizado em 08/05/2018

DSQV/Progep