Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 17 de Maio de 2021 às 18:02

A Progep

Apresentação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) tem, como competência regimental, assessorar a Reitoria no estabelecimento da política de atuação nas atividades correspondentes a área de gestão de pessoas.

A Progep tem o papel de coordenar e gerenciar ações direcionadas a servidores que compõem o quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará, nos aspectos relativos ao desenvolvimento e capacitação, qualidade de vida no trabalho e administração de pessoal.

Em sua estrutura organizacional, a Progep conta com uma secretaria-executiva para assessoramento da Pró-Reitora, e com duas diretorias, a saber: Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida.

Organograma

Organograma da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

PROGEP
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
CDD
Coordenadoria de Desempenho e Desenvolvimento
Secretaria
Secretaria Executiva da Progep
CAPP
Coordenadoria de Administração e Pagamento de Pessoal
DGDP
Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal
DSQV
Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida
CAP
Coordenadoria de Admissão de Pessoal
CQVP
Coordenadoria de Qualidade de Vida e Apoio Psicossocial
CCMP
Coordenadoria de Cadastro e Movimentação de Pessoal
CVSS
Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Servidor

Atividades

Voltar ao topo da página


Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

A Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) possui papel fundamental no desenvolvimento humano da Universidade, uma vez que busca subsídios viáveis para a execução das políticas de gestão de pessoas com o alinhamento das demandas dos órgãos de controle.

Dentre as principais competências da diretoria, pode-se compreender a de zelar pela manutenção das ações estratégicas de cunho normativo, tais como prazos de folha de pagamento, suplementar de ressarcimento da saúde e férias. Além de subsidiar a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, bem como a Administração Superior, quanto à validade dos dados de pessoal.

Atualmente a Diretoria é composta por quatro coordenações, abaixo transcritas:

a) Coordenação de Administração e Pagamento de Pessoal, com atribuição de executar as demandas relativas à folha de pagamento dos servidores;

b) Coordenação de Admissão de Pessoal, com atribuição de executar as políticas e demandas voltadas à admissão de servidores (efetivos, temporários e estagiários), bem como à movimentação de servidores;

c) Coordenação de Cadastro e Movimentação de Pessoal, com atribuição de executar as políticas e demandas voltadas ao registro funcional dos servidores; e

d) Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento, com atribuição de executar as políticas e demandas voltadas à capacitação, estágio probatório, progressão e afastamentos para capacitação e qualificação dos servidores da Ufopa, com exceção de afastamento para qualificação e de progressão e promoção funcional de docentes, que são de competência da Comissão Permanente de Pessoal Docente, vinculada a(o) Reitor(a).

Voltar ao topo da página


Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), por sua vez, tem por finalidade executar as ações previstas na Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor. Além disso, a DSQV tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal.

Atualmente a DSQV é composta por duas coordenações, abaixo transcritas:

a) Coordenação de Qualidade de Vida e Assistência Psicossocial, com atribuição de executar ações de qualidade de vida e bem-estar, com base em atendimento multiprofissional ao servidor; e

b) Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor, com atribuição de executar programas de medicina preventiva na área ocupacional, pericial, higiene e segurança do trabalho, bem como promover a orientação de servidores sobre saúde e segurança no trabalho.

Voltar ao topo da página