Ultima atualização em 1 de Abril de 2022 às 09:01
31 de Março de 2022 às 12:01
Em 2008 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) o dia 02 de abril como o dia mundial da conscientização do autismo. Assim, o mês de abril é marcado pela cor azul com o intuito de desenvolver ações durante este mês, a fim de informar e esclarecer a população sobre as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em nossa sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principais características: padrões de comportamentos repetitivos e prejuízos na comunicação e interação social. Trata-se de uma condição de saúde caracterizada por desafios, entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Nesse contexto, a UFOPA, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), visa dar visibilidade ao tema, buscando informar, tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral sobre o tema.
As instituições que atuam no apoio as pessoas com TEA em nossa região são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Centro de Referência Especializado em Autismo (Casa Azul).
O servidor com diagnóstico de TEA, ou que possua dependente com o referido diagnóstico, pode requerer horário especial de trabalho, preenchendo este formulário. Nele encontram-se o fundamento legal, orientações, assim como, a lista dos documentos a serem anexados para a abertura do processo.
O processo deverá ser encaminhado a DSQV para a concessão da licença.
DSQV/Ufopa
31/03/2022