Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 15 de Maio de 2023 às 15:17

Ufopa orienta sobre as precauções na aquisição de armários para o ambiente de trabalho

15 de Maio de 2023 às 15:16

Caro servidor você já parou para pensar que a aquisição de um armário para o seu ambiente de trabalho pode requerer alguns cuidados? Já imaginou que a inserção de um móvel pode aumentar o risco de acidente? Pois bem, a resposta é sim. Pode trazer riscos, até então inexistentes. Essa é a razão deste informativo

Os armários são móveis multifuncionais que, entre as suas principais funções estão guardar documentos, equipamentos, vidraria, produtos químicos em geral, etc. Podem ser altos, baixos ou suspensos, e variam dos menores aos mais amplos. Além de serem fabricados nos mais variados tipos de materiais, tais como o MDF (Medium Density Fiberboard), MDP (Medium Density Particleboard), aço, inox, dentre outros.

Considerando o ambiente universitário, eles podem ser encontrados nos mais variados ambientes. De áreas administrativas aos ambientes laboratoriais. E este é o ponto em questão: essa condição multifuncional dos armários pode trazer riscos, se eles não forem adequados aos ambientes de atividades a que se destinam.

Por esse motivo, seguem algumas orientações que o auxiliarão na escolha/aquisição do armário para o seu ambiente de trabalho:

  • A aquisição desses móveis deve atender a características previamente definidas pelo setor requerente, considerando o seu uso e ambiente no qual será disposto. Sempre que necessário, a Equipe de Vigilância em Segurança da CVSS/DSQV deve ser consultada quanto às especificidades desejadas, visando à aquisição, via pregão;

  • Em caso de armazenamento de substâncias químicas em armário fechado, este deve ter aberturas laterais ou na parte superior, para exaustão, a fim de evitar o acúmulo de vapores;

  • O armazenamento de metais reativos exige que sejam estocados em armário para inflamáveis;

  • Químicos carcinogênicos e altamente tóxicos devem ser estocados em armários isolados e ventilados;

  • Armários para a guarda de documentos podem ser utilizados em ambiente laboratorial, desde que não favoreçam o acúmulo ou disseminação de patógenos;

  • Os armários necessitam ter estrutura capaz para suportar os objetos/insumos neles armazenados;

  • Não se recomenda armários em MDF e materiais similares em ambientes de muita umidade. Em caso de serem em metal, estes devem possuir tratamento (pintura) e pés resistentes à umidade;

  • Armários em que seja realizada a guarda de reagentes e medicações controladas devem possuir fechamento em chave, além de protocolo de controle das pessoas com a acesso a eles;

  • Armários com visores em vidro só devem ser utilizados em caso de extrema necessidade ou com a garantia da manutenção regular. Outra opção é a aquisição de armários com visores em acrílico;

  • Não se recomenda a aquisição de armários com portas totalmente em vidro. As portas desses armários são mais pesadas e exigem manutenção rotineira, bem como cuidados maiores, no intuito de evitar impactos e consequente quebra. O que trás o perigo de corte e/ou perfuração dos servidores que trabalham em ambientes com estes tipo de armário.

E-mail para contato: cvss@ufopa.edu.br
 

Referências:

FIOCRUZ. Armazenamento de Produtos Químicos. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/armazenamento_de_produtos_quimicos.html>.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Normas de Armazenamento de Produtos Químicos. Disponível em: https://www.unesp.br/pgr/pdf/iq2.pdf

DSQV/Ufopa

15/05/2023