Ultima atualização em 30 de Novembro de 2020 às 09:28

Filme 'Memórias de Velho' será lançado dia 02 de dezembro em Cine Debate On-line

Memórias de Velho é um filme dirigido pelo documentarista santareno Carlos Bandeira Júnior e produzido com recursos do Governo do Estado do Pará, via edital de seleção cultural Prêmio Preamar de Arte e Cultura 2020, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult/PA). O média-metragem será lançado dia 02 de dezembro de 2020, às 17 horas, no evento ‘Cine Debate’ desenvolvido pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A transmissão será pela plataforma on-line Google Meet e haverá emissão de certificados. (Acesse o formulário de inscrição abaixo)

Após lançamento nas redes sociais no dia 02/12, o filme estará disponível para ser assistido e/ou fazer download no canal do Youtube Bandeira Filmes ( www.youtube.com/channel/UCoUj5XQwUFalJE-sZgXptLw ), com legenda em inglês e tradução em libras. Memórias de Velho será exibido também em sessões presenciais em duas comunidades da região: no dia 26/11 no Tipizal, PA, localizada na PA-356, Curuá-una, e no dia 27/11 na comunidade do Mararu, no barracão comunitário do bairro Mararu. O filme terá sua distribuição em cópias físicas para cinco escolas públicas de ensino básico das localidades onde residem os personagens do filme.

/media/file/site/procce/imagens/2020/567262c3a2145dd3924c6e0c70a590ea.jpg

Sinopse - O documentário tem 48 minutos e pauta-se na oralidade ao retratar as narrativas e reflexões de vida de onze idosos, com idade entre 60 e 99 anos, residentes em comunidades rurais e em bairros da zona urbana do município de Santarém, Pará. A obra expressa a memória coletiva a partir das experiências de vida de pessoas idosas que participaram efetivamente das transformações sociais da região,  e conduz as distintas possibilidades de compreensão de acontecimentos históricos, como as transformações urbanas, os ciclos econômicos e as políticas de desenvolvimento e de ocupação da Amazônia executadas na segunda metade do século XX.

As inscrições para o Cine Debate "Memórias de Velho" são gratuitas e poderão ser realizadas pelo formulário eletrônico AQUI.

Serviço:

Evento: Cine Debate e Lançamento do Filme "Memórias de Velho"

Local: Via Plataforma Google Meet

Data: 02 de dezembro de 2020, às 17h.

Inscrições para o evento:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedJuUVwX6hsR5DO0lyTzEkol33xbxlRDL3a-eJ5uy6IhQfVQ/viewform

Haverá emissão de certificados.

Procce/Ufopa

23/11/2020