Ultima atualização em 23 de Abril de 2022 às 16:48

Edital Pibex: Projetos de Extensão selecionam 62 bolsistas

Os Projetos de Extensão Contemplados no Resultado Final do Edital Procce nº 003/2022, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) realizarão a seleção de 62 estudantes de graduação da Ufopa para atuarem como bolsistas de extensão, desenvolvendo planos de trabalho vinculados aos projetos aprovados.

São 62 oportunidades de bolsa, sendo 48 bolsas para estudantes do Campus  de Santarém e 14 bolsas  para estudantes dos Campi regionais.

Clique AQUI para conhecer os projetos de extensão que estão ofertando vagas para bolsistas.

Informações gerais sobre o processo seletivo:

• Período de seleção: 25 a 30/04/2022
  • Período de inscrição: varia de acordo com o edital específico de cada projeto: Acesse AQUI
  • Implementação das bolsas: 30/04/2022 (envio dos documentos pelos bolsistas selecionados à Procce)
  • Vigência das Bolsas: 01/05/2022 a 30/04/2023
  • Valor da Bolsa: R$ 400,00 mensais
  • Modalidade: Pibex -AF (Ações Afirmativas)

Como se inscrever:

1. Leia atentamente o edital do projeto de interesse;
  2. Inscreva-se pelo Sigaa utilizando o tutorial de inscrição, a partir de 25/04/2022, de acordo com o cronograma de cada projeto;
  3. Envie pelo e-mail constante no edital do projeto de interesse as informações e/ou documentos complementares solicitados (se for o caso).
  4. Atente-se às datas das etapas seguintes do cronograma do projeto: entrevista, resultados, recursos, etc.

Requisitos para concorrer:

1. estar matriculado em curso de graduação da Ufopa;
  2. não estar cursando o último semestre do curso de graduação;
  3. não ter concluído outro curso de graduação, exceto os bacharelados interdisciplinares da Ufopa, desde que tenha prosseguido o percurso acadêmico;
  4. não possuir vínculo empregatício;
  5. não acumular outra bolsa (estágio remunerado, Pibex, Peex, Pró-Ensino, Monitoria, Pibic, Pibid, Pibiti, PET e bolsa de outra natureza que não seja compatível), exceto bolsa permanência e auxílios estudantis concedidos pela Proges, respeitando os limites previstos na Portaria nº 186/2019–GR/Ufopa;
  6. Enquadrar-se em pelo menos um dos requisitos da modalidade Pibex-AF:
  • Ter ingressado na Ufopa pelo Processo Seletivo Regular (PSR) por cotas;
  • Ter ingressado na Ufopa pelos Processos seletivos especiais indígena (PSEI) ou quilombola (PSEQ);
  • Ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública;
  • Encontrar-se em condição de vulnerabilidade socioeconômica atestada pela Proges;
  • Autodeclarar-se indígena ou quilombola.

Orientações para implementação das bolsas (apenas para os bolsistas selecionados)

1. Preencher o Formulário de cadastro para implementação da bolsa até o dia 30/04/2022;
  2. Anexar no formulário acima os seguintes documentos digitais ou digitalizados:
  • RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conta corrente;
  • Declaração de matrícula e histórico escolar atualizados, emitidos via Sigaa;
  • Termos de compromisso do bolsista e do orientador, assinados, conforme modelos disponibilizados na Página de editais vigentes da Procce.
  • Apenas para estudantes que ingressaram por ampla concorrência: histórico escolar do ensino médio em escola pública OU autodeclaração/declaração de pertencimento para indígena e quilombola OU Declaração de vulnerabilidade socioeconômica.

Links importantes:

Procce/Ufopa