Ultima atualização em 3 de Agosto de 2018 às 11:26

Empresas Juniores da Ufopa discutem estratégias para melhoria de serviços

/media/file/site/procce/imagens/2018/4e47cc53c94b8662e19dc1537660bc38.jpg

Criar produtos e serviços inovadores para a sociedade a partir do conhecimento científico, fomentando o empreendedorismo dentro da universidade. É com esse objetivo que as empresas juniores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) têm atuado em Santarém e região, levando discentes do curso de graduação para vivenciarem o mercado de trabalho. Na última quinta-feira, 2 de agosto de 2018, compartilharam experiências no I Encontro de Empresas Juniores da Ufopa, no Auditório Wilson Fonseca.

O evento, promovido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), reuniu as empresas juniores atualmente instituídas na Universidade para discutir junto à Administração Superior estratégias para melhorar os serviços oferecidos por elas. A mesa de abertura foi composta pela vice-reitora Aldenize Ruela Xavier e o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão Marcos Prado Lima.

As empresas Ateliê Digital, Consflor Júnior, Chronos Júnior, Petrus Júnior, Prospecta Júnior e Esam Júnior apresentaram sua composição, produtos, atividades e o planejamento de 2019. O evento também permitiu fortalecer o diálogo institucional para avaliar as áreas em que a instituição precisa concentrar esforços.

Para apoiar as empresas juniores, a Procce avalia a possibilidade de transporte para participação de eventos e criação de uma página do site da Procce para divulgar as principais informações de cada empresa. A Reitoria também irá atender uma demandas apontadas no evento, que é a criação de uma estrutura para abrigar todas as empresas, de forma a facilitar o acesso de possíveis clientes e concentrar as informações de produtos e serviços oferecidos.

Para a estudante Caroline Braga, a experiência que ela está vivendo na empresa Esam Jr. permite formar uma rede de contatos de parceiros e clientes que irá servir na sua atuação profissional: “Nós vemos a empresa jr. como uma espécie de vitrine. Além de ser um laboratório de saber, porque acabamos aprendendo toda a prática do que vemos em sala de aula, também ficamos expostos ao mercado de trabalho. Nós começamos a conhecer as pessoas que iríamos conhecer somente depois de muito tempo, quando estivésssemos já formados e ali na área de atuação. Isso é muito importante porque já é uma porta para o mercado de trabalho muito promissora”.

Já o estudante Andrei Lira, da Empresa Chronos Jr. destaca que a formação é fundamental para criação de empresas mais responsáveis: “O nosso objetivo é sair da academia com esse pensamento empreendedor e, quem sabe, nos tornarmos grandes empresários no futuro que atuem pensando no meio ambiente, na inovação tecnológica, com base pesquisa que realizamos e também levando o nome da Universidade”.

Procce/Ufopa

3/8/2018