Ultima atualização em 2 de Outubro de 2018 às 16:36

Feira de culinária e atrações culturais encerram II Semana do Japão

Celebrando a integração da cultura japonesa na sociedade santarena, a II Semana do Japão foi encerrada na última sexta-feira, 28, com uma feira de culinária oriental e apresentação de atrações culturais no ginásio do colégio Santa Clara. “Quando vieram pra cá, os imigrantes encontraram uma grande receptividade. Os santarenos têm muito carinho pela cultura japonesa, gostam da música, da dança, da culinária, dos desenhos, das artes em geral. Queremos manter vivas nossas tradições”, ressalta Rosana Sawaki, da Associação Nipo-Brasileira do Tapajós.

Promovida pela associação em parceria com a Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce) da Ufopa, a segunda edição da Semana do Japão teve início no dia 24 de setembro. Ao longo da semana, foram ofertadas oficinas gratuitas de diversas artes culturais: língua japonesa, ikebana (arranjos florais), bon-odori (dança japonesa), soroban (ábaco usado para cálculos matemáticos), origami (técnica de dobradura em papel), kokedama (arranjos de plantas áereas), sushi e taiko (tambor japonês).

/media/file/site/procce/imagens/2018/a414503dc784656e9499720c7903bb72_NsMexH1.JPG

“É muito bom ver que o evento está se consolidando e que, a cada ano, o público demonstra mais interesse. Nossa região abriga uma das maiores colônias de imigrantes japoneses e a tradição deles aqui é muito forte, especialmente através da culinária, mas queremos mostrar outros aspectos dessa cultura, como a dança e a música, por isso sempre tentamos trazer novas atrações para o público”, enfatiza a diretora de Cultura da Ufopa, professora Estefany Miléo de Couto.

A novidade desse ano ficou por conta da apresentação de taiko, o “grande tambor” japonês. O grupo Kondon, da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira, trouxe o som da arte milenar, que costumava ser usada para motivar tropas, ajudar na marcação do passo da marcha e anunciar comandos. Até hoje, o taiko é muito frequente em rituais japoneses.

Outra convidada vinda de Belém foi a sensei Midori Makino, responsável por ministrar a oficina de bon-odori. A dança de origem budista era realizada para honrar e agradecer os ancestrais, além de espantar os maus espíritos. Na noite do dia 28, uma das danças apresentadas foi ao som da música “Arigatô Brasil”, criada em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “Essa música foi feita para agradecer”, explicou a sensei.

/media/file/site/procce/imagens/2018/8c917e8df9ce579a6668c23afae09841.JPG

Presente ao evento, o reitor da Ufopa, professor Hugo Alex Diniz, agradeceu a presença do público, em especial da sensei Midori, que é vice coordenadora do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Salinópolis. “Por meio dela me tornei aprendiz e fã do soroban, instrumento que já tive oportunidade de levar para projetos na escola básica. Espero que a Semana do Japão seja um projeto de futuro longo”, disse o reitor.

Concurso de Cosplay – Vestidos com fantasias divertidas e bem elaboradas de personagens da cultura pop, cerca de 20 jovens participaram do concurso de cosplay. A vencedora foi Gabriela Sousa com a personagem “Wanda – Feiticeira Escarlate”. Em segundo lugar, ficou Bianca Reis, vestida de “Zero Two”, e, em terceiro lugar, Anália de Souza, com a fantasia “Capitã Marvel”.

/media/file/site/procce/imagens/2018/abf86229e5ff51d4b7b2e45f94f47a32.JPG
Wanda, a feiticeira escarlate, encenando sua personagem vencedora no concurso de Cosplay

Confira o álbum completo de fotos do evento: https://www.facebook.com/CulturaUFOPA/

Procce/Ufopa